Goiás deve ter temperaturas mais baixas neste fim de semana

#Tempo | Por conta das massas de ar seco persistente e da mais fria que atua no Sul do Brasil, as temperaturas devem cair em Goiás, neste fim de semana. As condições para este sábado (18/05) e domingo (19/05) são de temperaturas baixas, principalmente pela manhã. “Na região Sudoeste, as temperaturas ficam em torno de 14 ºC , e, em Goiânia de 15 ºC”, explica a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Alves.

Mesmo com a queda, não há uma tendência de temperaturas muito baixas. As noites e manhãs serão mais frias, mas as tardes continuarão com temperaturas altas, segundo o Inmet. “E típico desse período agora de outono, inverno, manhãs frias e tardes quentes com a amplitude térmica bastante acentuada. A umidade também está baixa, variando de 25% a 30%”, afirma Elizabete.”

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cihmego) informa que a queda na temperatura é resultado da perda de intensidade de um bloqueio que atua no Paraguai, dificultando que esse ar frio chegue com intensidade aqui no Brasil central.

“Ainda temos uma situação de estabilidade. A atmosfera está estável, nós não temos uma questão de chuvas por enquanto. Então, o ar frio consegue subir, avançar aqui sobre o Brasil central, mas trazendo as temperaturas ali na madrugada entre 6h e 7h para as mínimas”, afirma o gerente do Cihmego, André Amorim.

Mas, segundo André, atualmente estamos saindo de uma temperatura mais baixa para uma alta muito rapidamente, o que é prejudicial à saúde. “Hoje nós já temos na capital entre 15 e 16ºC, chegando a 31, 32ºC graus dependendo da região. Então temos uma grande amplitude térmica. Isso faz mal para as pessoas, especialmente para crianças e idosos “, explica André.

Temperaturas e umidade

Em Jataí, Ipameri e Cristalina a previsão é de temperatura mínima de 14ºC. Em Goiânia, os termômetros podem registrar máxima de 32ºC e mínima de 16ºC. A umidade relativa do ar pode variar entre 30% a 85%.