#Estado | A estimativa da safra 2021/2022 deve chegar a casa de 29,8 milhões de toneladas, o que representará um crescimento de 21,4%, em comparação com a safra anterior. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que divulgou o 5º levantamento na última quinta-feira (10).
Se os dados forem confirmados, Goiás subirá para 3º colocado no ranking nacional de produção de grãos, ultrapassando o Rio Grande do Sul, que tem uma estimativa de colheita, de 28,7 milhões de toneladas.
Esta safra também dará a Goiás, um aumento na produtividade, passando de 3,8 toneladas por hectare para 4,5 toneladas, segundo a Conab. Os dados mostram um aumento de 18,8%. A área cultivada também tem uma estimativa de quase 6,6 milhões de hectares, com crescimento de 2,2% em relação à safra anterior.
A soja é o principal produto da safra goiana e deve alcançar 15 milhões de toneladas, com aumento de 3,2% na atual safra. Mantendo esses números, Goiás passará a ser o segundo Estado maior produtor de soja do Brasil, perdendo para o Mato Grosso, que tem previsão de quase 40 milhões de toneladas do grão na atual safra.