Goiás deve enfrentar nova onda de calor na próxima semana; Temperaturas devem ficar acima dos 36°C

#Tempo | O Estado de Goiás deve ser atingido por uma nova onda de calor na próxima semana, com temperaturas podendo ultrapassar os 36°C, de acordo com previsões do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Além do forte calor, o volume de chuvas deve diminuir significativamente.

Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, a elevação das temperaturas começa a partir deste domingo (16/02), com o fenômeno climático se estendendo até sexta-feira (21/02). “Nós vamos ganhar de 3 até 5 graus a mais do que a média”, explicou o especialista, em entrevista ao jornal O Popular.

O impacto da onda de calor será sentido em todo o Estado, mas de maneira diferente em cada região. Enquanto a área Leste pode registrar 33°C, a região Sudoeste pode atingir 36°C. Já em Goiânia, os termômetros devem marcar até 34°C. O Sul e o Sudoeste goiano devem ser os mais impactados pelo fenômeno.

Cuidados com o calor extremo

O climatologista André Amorim alerta que o calor intenso exige cuidados redobrados com a saúde. “O importante é que as pessoas procurem se hidratar, evitar exposição ao sol, principalmente no período da tarde. A raça humana e os animais são os mais impactados aí com esse calor”, afirmou.

Ondas de calor recordes em 2024

Essa não é a primeira onda de calor intensa registrada em Goiás este ano. No dia 6 de outubro de 2024, a cidade de Goiás registrou 44,5°C, sendo o dia mais quente do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse foi o maior valor já registrado no município desde 1960, superando o recorde anterior de 44,3°C em Aragarças, em 2020.

Em Goiânia, os termômetros chegaram a 41,1°C no dia 4 de outubro, com umidade relativa do ar em apenas 11%. A capital enfrentou a maior temperatura do ano e a segunda mais alta da história, conforme dados do Inmet.

Diante desse cenário de calor extremo, autoridades reforçam a necessidade de medidas preventivas, como evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes, beber bastante água e redobrar os cuidados com idosos, crianças e animais.

Fonte: O Popular | Foto: Internet