#Solidariedade | Artistas, empresários e até clubes de futebol de Goiás têm incentivado e promovido arrecadação de alimentos e mantimentos à população do Rio Grande do Sul, vítima das fortes chuvas que caem na região desde o início do mês. Nomes como Murilo Huff, Gusttavo Lima, Rodolffo, Pablo Marçal, Maiara e Maraísa, entre outros, estão na corrente solidária em prol dos gaúchos, que enfrentam o pior desastre meteorológico do Estado.
O cantor Murilo Huff, que tem um filho com a cantora Marília Mendonça (falecida em 2021), começou uma campanha nas redes sociais para doação de roupas de frio, produtos de limpeza, ração para animais, produtos de higiene, cobertores, lençóis, travesseiros e toalhas. As arrecadações acontecem em pontos fixos em Goiânia e Anápolis.
Já o sertanejo Rodolffo, da dupla com Israel, também iniciou uma campanha em prol das vítimas gaúchas em suas redes sociais. Vestido com a bandeira do Estado sulista, em foto postada no próprio Instagram, o cantor escreveu: “Vamos ajudar o Rio Grande do Sul!!! Terra em que sempre que vamos somos muito acolhidos com amor e carinho. Eles precisam de nós. Vamos ajudar!!!” . Na página da dupla, é pedido doação em dinheiro para os fãs.
O empresário goiano e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), tem usado suas redes sociais para solicitar apoio, com a hashtag “MISSÃO RIO GRANDE DO SUL”, incentivando a doação de itens essenciais, como alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene, colchões, lençóis, cobertores, fraldas, e rações para animais. Os pontos de coleta são em São Paulo , Santa Catarina e Minas Gerais. Marçal está no Rio Grande do Sul, liderando voluntários na distribuição de produtos e resgate de pessoas.
Outros famosos que não nasceram, mas moram em Goiás, também têm feito a sua parte. O cantor Gustavo Lima anunciou que o cachê do seu show que será realizado em Palmas (TO), no dia 11 de maio, será doado integralmente para o Rio Grande do Sul. Além do anúncio, o artista também mandou um avião com alimentos, medicamentos, roupas, água, colchões e produtos de higiene. Gusttavo Lima disponibilizou ainda sua equipe para fazer as arrecadações na terça-feira (07/05), no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.
A dupla Maiara e Maraísa, que também tem residência em Goiânia, publicou um vídeo com trechos de alguns shows que fez no Rio Grande do Sul e lamentou a situação atual com as enchentes que vitimizaram tantas famílias. Em meio às memórias boas do lugar, elas anunciaram que o cachê do último show que fizeram será destinado ao Estado atingido pelas enchentes.
Futebol solidário
Os três principais clubes goianos, Goiás, Vila Nova e Atlético divulgaram a participação na campanha #SOSRioGrandeDoSul. A postagem diz que os clubes deixaram a rivalidade dentro de campo e estão unidos para fazer o bem . É oferecido um QR Code ou CNPJ para doação em dinheiro.
Show Histórias
Todos os alimentos que foram arrecadados no sábado (04/05) durante o show Histórias, em Goiânia, serão destinados ao Rio Grande do Sul, por meio do projeto Sesc Mesa Brasil. O evento que aconteceu no Estádio Serra Dourada reuniu artistas já consagrados do sertanejo, entre eles: Zezé Di Camargo e Luciano, Daniel, Gian e Giovani, Bruno e Marrone, Eduardo Costa e a dupla César Menotti e Fabiano. Todos pediram ajuda às vítimas.
O Governo de Goiás também está liderando campanha de arrecadação. Os postos de doações são os quarteis do Corpo de Bombeiros, em todo o Estado. Além disso, o governo destinou vários bombeiros militares para o Rio Grande do Sul.
Prefeituras do interior também têm se mobilizado para arrecadar doações para o Rio Grande do Sul. A Prefeitura de Jataí, por exemplo, vai doar R$ 150 mil em cestas básicas. O município é berço de muitos gaúchos que escolheram Jataí para viver.
O Tribunal de Justiça de Goiás também está destinando R$ 11 milhões para ajudar as vítimas das enchentes. A Assembleia Legislativa de Goiás, promoveu campanha para arrecadar produtos e vai doar também, rações para animais.