Gestão de Bruno Peixoto gera economia na Alego

#Política | O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), vem desenvolvendo à frente da Casa de Leis uma administração austera e eficiente, que tem apresentado resultados na otimização dos serviços, na modernização do Parlamento e, sobretudo, na redução de despesas. Dentre todas as ações implementadas nestes quase 100 dias de gestão, está o módulo de Memorandos e Ofícios do Alego Digital, projeto idealizado pela Diretoria de Tecnologia e Informação e que já apresentou, em um curto período, resultados altamente positivos para o Legislativo goiano. 

Com a execução do programa, que consiste na tramitação de todos os processos internos do Parlamento estadual de forma online, já foram economizadas neste ano o total de 182.150 folhas, ou seja, 18 árvores deixaram de ser cortadas. Além desses números significativos, o projeto resultou ainda em uma economia de R$ 291.440,00 para os cofres da Alego, recursos que serão revertidos em benefícios para a população. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da Casa, Rafael Gouveia, todos esses dados são relacionados apenas à parte administrativa do Alego Digital. Segundo ele, o objetivo é avançar também para a área legislativa. 
 
“O Alego Digital é um projeto extremamente importante para a Assembleia, haja vista que ele visa modernizar nossos serviços internos, além de aperfeiçoar também os serviços prestados à população. Nós dividimos o programa em duas partes, a administrativa a qual já avançamos muito, tanto na agilidade como na economia, e na legislativa, em que o trâmite de todos os processos legislativos será totalmente de forma digitalizada, trazendo, assim, uma maior transparência para o Poder Legislativo e para toda a sociedade goiana”, explicou. 

Bruno Peixoto salienta a relevância do programa, sobretudo, para o aprimoramento e eficiência dos serviços oferecidos pelo Parlamento estadual ao cidadão goiano. Ele destacou que o Alego Digital é mais um fruto das ações voltadas para a economicidade e transparência, marcas fortes de sua gestão. “Estamos trabalhando diuturnamente visando oferecer a nossa população um serviço de qualidade, reduzir custos e transformar essas economias em melhorias para a vida da nossa gente. Esse projeto, que em tão pouco tempo já apresentou todos esses resultados positivos para o Poder Legislativo, é mais uma das nossas iniciativas voltadas para a modernização da nossa Casa de Leis e, sem dúvidas, iremos avançar ainda mais.” 

Balanço

Ao todo, somente entre os meses de fevereiro e abril deste ano, foram abertos de forma digital 3.643 processos administrativos, sendo 1.164 relacionados à área de pessoal, como requerimentos, lotações, certidões, tempo de serviço e férias; 896 solicitações gerais de TI; 551 referentes ao financeiro; 243 ofícios resposta; 150 procedimentos jurídicos e 78 solicitações de compras. Já em relação aos memorandos digitais, foram 596 em 11 dias e a previsão é atingir a marca de mil documentos ainda nesta semana. 

Além de viabilizar maior agilidade nas atividades administrativas da Casa de Leis, uma vez que com a implantação do sistema o tempo de tramitação dos processos diminuiu 70%, o Alego Digital deve promover ainda até o final de 2023 uma economia de R$ 30 mil apenas com memorandos, números que comprovam que a Assembleia Legislativa de Goiás caminha a passos largos para se tornar verdadeira referência para os demais Parlamentos estaduais em economicidade, modernização e sustentabilidade.

Por Agência Assembleia de Notícias