A China vai receber mais carne brasileira a partir de agora. É que nesta segunda-feira (9), o Brasil habilitou mais 25 plantas frigoríficas para exportar para o país asiático. São 17 de carne bovina, um de porco, um de asinino (jumento) e seis de frangos. Os frigoríficos Minerva e Pif Paf , estão na lista.
O Brasil passa agora a ter 89 plantas habilitadas, o que significa um aumento de 39% de exportações para o principal mercado global. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu o comunicado do órgão de sanidade chinês, o GACC. Segundo o Mapa, as empresas vão podem exportar de imediato.
A unidade do Minerva que está na lista é de Palmeiras de Goiás e de Rolim de Moura, Rondônia e a da Rio Branco Alimentos (Pif Paf) é de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais.
A unidade do Minerva de Palmeiras de Goiás está entre as maiores produções da empresa. As duas unidades que foram autorizadas a exportar para a China, abatem 3.500 cabeças por dia. Com a as duas unidades, o Minerva que já atende o mercado chinês, passa a ter 45% da capacidade total direcionada à China.
O gerente de Relações Institucionais da Pif Paf, Cláudio Almeida Faria comentou a boa notícia em sua rede social. “Hoje recebemos uma importante notícia para a Pif Paf e para o setor de proteína animal do país. O Brasil habilitou mais 25 plantas frigoríficas para exportar para a China, um expressivo aumento de 39% de habilitações para o principal mercado global, passamos a ter 89 plantas habilitadas. Após algumas idas e vindas recebemos o reconhecimento das autoridades chinesas e estamos entre as seis plantas de frangos habilitadas”, comentou.
Pif Paf
A Pif Paf Alimentos começou sua história há 50 anos, no Rio de Janeiro e hoje está entre as dez maiores do país no setor de processamento de aves, suínos, massas e vegetais. Sua sede fica em Minas Gerais. Em Goiás, a empresa mantém unidades em Paraúna e Palmeiras de Goiás gerando 2.200 empregos e exportando produtos para mais de 20 países.
A Pif Paf produz anualmente 48 milhões de ovos férteis, 40 milhões de pintinhos, 100 milhões de quilos de ração e 38 milhões de frangos em 200 galpões de produtores integrados. A cadeia produtiva da Pif Paf gera cerca de 20 mil empregos em Goiás.
Fontes: Arquivo, Jornal O Popular e Agência Brasil