Free flow começa a operar na BR-060 neste mês e promete mais agilidade com pedágio sem cancela

#Notícias | Um novo modelo de cobrança de pedágio começa a ganhar espaço em Goiás e promete transformar a experiência dos motoristas que trafegam pela BR-060. O sistema conhecido como free flow — ou fluxo livre — deve entrar em funcionamento ainda neste mês em trechos administrados pelo Consórcio Rota Verde Goiás, responsável pela rodovia entre Goiânia, Rio Verde e Itumbiara.

Diferente do modelo tradicional, o free flow elimina as praças físicas de pedágio e as cancelas. Nesse sistema, os veículos passam por pórticos instalados ao longo da rodovia, onde câmeras e sensores fazem a identificação automática por meio de TAGs eletrônicas ou leitura das placas. A cobrança é realizada posteriormente, de forma digital.

Mais praticidade com TAGs

Segundo a concessionária, o uso de TAGs — dispositivos instalados no para-brisa — é considerado a forma mais prática de pagamento. Elas permitem a identificação automática do veículo por radiofrequência e evitam qualquer necessidade de parada.

Entre as opções disponíveis no mercado estão serviços como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Taggy e Move Mais, que oferecem diferentes planos para os usuários. Com o uso contínuo, os motoristas ainda podem receber descontos progressivos. Em alguns casos, quem utiliza o mesmo pedágio com frequência pode alcançar até 90% de desconto na tarifa.

Outras formas de pagamento

Para quem não utiliza TAG, existem alternativas digitais para quitar o pedágio:

  • Aplicativo da concessionária: permite cadastro do veículo e pagamento em até 30 dias após a passagem. Caso o prazo seja ultrapassado, o motorista pode ser multado.
  • Site da concessionária: oferece um ambiente online para consulta e pagamento, utilizando a placa do veículo.
  • Totens de autoatendimento: disponíveis em pontos de apoio nas rodovias, aceitam apenas pagamentos digitais — dinheiro em espécie não é aceito.

Entenda o modelo free flow

De acordo com o governo federal, o free flow é um sistema moderno que busca aumentar a fluidez do trânsito, reduzir filas e contribuir para a segurança viária. Como não há necessidade de parar ou reduzir a velocidade, o tráfego se torna mais contínuo, além de diminuir a emissão de poluentes.

Os pórticos são estrategicamente instalados ao longo da rodovia e funcionam 24 horas por dia. Sempre que um veículo passa por um desses pontos, a passagem é registrada eletronicamente, garantindo precisão na cobrança.

Atenção aos prazos

Motoristas que não utilizam TAG devem ficar atentos aos prazos para pagamento. O não cumprimento pode resultar em multas e outras penalidades. A recomendação é manter o cadastro atualizado nos sistemas digitais da concessionária para evitar transtornos.

Com a chegada do free flow, Goiás entra na rota da modernização das rodovias brasileiras, adotando uma tecnologia que já é amplamente utilizada em países como Estados Unidos e membros da União Europeia. A expectativa é de mais conforto, agilidade e eficiência para quem utiliza a BR-060 diariamente.