#Economia | A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizou na última quinta-feira (23/02), a transferência da concessão da distribuição de energia elétrica para a Equatorial Goiás. A cerimônia de assinatura do contrato foi realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. A empresa, no entanto, iniciou sua atuação em Goiás, no final de dezembro do ano passado, após aprovação do plano de transferência da Enel para a Equatorial, no dia 9 de dezembro de 2022. A transferência é necessária, por se tratar de concessão pública federal.
O Grupo Equatorial Energia é o terceiro maior do País no segmento. A companhia comprou a Celg-D (que estava sob administração da Enel Distribuição Goiás) por cerca de R$ 1,6 bilhão e assumiu a distribuição de energia em 237 municípios da área de concessão, que abrigam 3,3 milhões de unidades consumidoras.
Nos anos de 2015 e 2016, a empresa teve classificação de melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, pela Aneel. A Equatorial é reconhecida pela recuperação e avanço de desempenho de companhias estaduais privatizadas, com modelo de gestão que preza pela eficiência e melhor alocação de recursos, com atenção à segurança e meio ambiente.
Em Goiás, a empresa já anunciou a construção de duas novas subestações neste ano, uma em Goiânia e outra em Aparecida de Goiânia; além de três novas linhas de distribuição. A empresa também atua para melhorar o serviço para o cliente goiano, para tanto, remodelou a estrutura da distribuidora, que passou a ter cinco superintendências em todo o Estado, cada uma contando com seu próprio gerente de relacionamento. O objetivo é aumentar a velocidade no tratamento das demandas e, consequentemente, prestar um serviço melhor para os clientes.
Paralelamente a empresa iniciou a remodelação de todas as suas agências e postos de atendimento físicos e aumentou em uma hora o horário de atendimento. A Equatorial também está realizando um mutirão de manutenção na rede elétrica de 56 municípios e lançou na semana passada o Mutirão Pelo Cliente Todo Dia, que vai passar por 12 cidades até março com serviços como com cadastro e sorteio para troca de geladeiras, troca de lâmpadas, palestras com dicas de economia, cadastro na Tarifa Social, capacitação profissional, van de atendimento ao cliente, condições especiais de parcelamento e negociações de dívidas.
O evento de assinatura de transferência da concessão teve presença do CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda da Paz Junior; do presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme; do diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto; do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; do vice-governador Daniel Vilela e do governador do Estado, Ronaldo Caiado.