#Polícia | O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nos Estados do Paraná e Roraima. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (20/09). As ações são direcionadas para o combate a organizações criminosas, crimes transnacionais e proteção de áreas indígenas.
No Paraná, os agentes da FNSP terão como foco as regiões fronteiriças e a costa marítima, onde apoiarão operações contra o tráfico de drogas, contrabando e outras atividades ilícitas ligadas a crimes transnacionais. A presença da Força Nacional faz parte de uma estratégia para reforçar a segurança e controle dessas áreas, que são portas de entrada para o crime organizado, devido à proximidade com outros países.
Em Roraima, a atuação da Força Nacional se concentrará na Terra Indígena (TI) Pirititi, localizada no município de Rorainópolis, que possui uma área de aproximadamente 43 mil hectares. A missão será de apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e de proteção ao território indígena, em conjunto com os órgãos de segurança pública locais. O trabalho terá duração de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.
A quantidade de agentes ainda não foi especificada e será determinada conforme o planejamento da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Essas ações são parte de um esforço contínuo do governo federal para garantir a segurança em áreas sensíveis e combater crimes que afetam tanto a soberania quanto os direitos das populações indígenas no Brasil.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Secom RO