Fica 2024 agita a Cidade de Goiás neste final de semana

#Cultura | A cidade de Goiás está sediando o 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2024). Iniciado na terça-feira (11/06) e com término previsto para este domingo (16/06), o evento, organizado pelo Governo de Goiás, está na reta final e conta com mostras de cinema, fóruns, minicursos, shows, apresentações artísticas, feira gastronômica e de artesanato neste fim de semana.

Neste sábado (15/06), o Cine Teatro São Joaquim recebe o ator Matheus Nachtergaele e o cineasta Eduardo Escorel para a conferência Antonio Candido: Brasil Narrado, Narrações do Brasil. A principal atração musical da noite é a banda Ira!, que sobe ao palco da Praça de Eventos às 22 horas.

Na manhã de domingo (16/06), ocorre a cerimônia de premiação, a partir das 10 horas, e a reprise dos filmes premiados a partir das 14 horas, ambos no Cine Teatro São Joaquim. A tarde na cidade de Goiás segue com apresentações artísticas no Palco Coreto, Palco Mercado e na Praça de Eventos, que recebe o show do cantor Silva, às 19 horas. “

Exposições no Palácio Conde dos Arcos e na Casa de Memória do Judiciário

Desde o início do festival, o público tem a oportunidade de visitar duas exposições no Palácio Conde dos Arcos. Diariamente, das 9h às 19h, estão abertas as exposições de artes visuais que apresentam obras de renomados artistas goianos selecionados em edital. As obras expostas refletem a diversidade e a riqueza da produção artística de Goiás, oferecendo ao público uma oportunidade de apreciar o talento local.

Simultaneamente, na sala 2 da Casa de Memória do Judiciário, ocorre a exposição ‘Ritual Sagrado Kuarup Kamayurá: Entre o Luto e o Recomeço’ da cineasta, fotógrafa e pesquisadora Rosa Berardo. A mostra, que também pode ser visitada das 9h às 19h, explora rituais indígenas e suas complexas relações com o luto e a renovação.

 Casa de Goiandira: Uma viagem pela arte com areia triturada da Serra Dourada

A programação do Fica 2024 ganhou um destaque especial com a abertura da Casa de Goiandira do Couto. Os visitantes podem conhecer a casa da artista, que é internacionalmente reconhecida por sua técnica única de pintura com areias de pedras trituradas da Serra Dourada. Goiandira iniciou sua carreira artística com pinturas a óleo, mas foi com a técnica da areia que ela encontrou seu verdadeiro diferencial. A técnica envolve riscar o desenho na tela, aplicar cola e salpicar areia com a ponta dos dedos, resultando em obras de grande beleza e singularidade.

FICA 25 anos

Em 2024, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) celebra uma data emblemática. São 25 anos de evento, criado no ano de 1999 na cidade de Goiás, e que promove uma edição com programação ampliada. O festival mais que dobrou o número de inscrições de filmes e artistas e aumentou significativamente as parcerias dentro e fora do Brasil em um movimento de retomada. Ao longo de duas décadas e meia, moradores da antiga Vila Boa criaram relação estreita com o festival de cinema, que reitera um papel formador em sua agenda.”

 Durante os seis dias de evento, o público tem acesso a uma programação gratuita e diversificada. Além das exposições de arte, o festival inclui mostras competitivas de filmes, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades educativas voltadas para a conscientização ambiental e uma série de atrações culturais que enriquecem a experiência dos visitantes.

Para conferir a programação completa do Fica 2024 e se inteirar das atividades e horários, os interessados podem acessar o site oficial do festival: https://fica.go.gov.br/.

O evento celebra o cinema e a arte, mas também a cultura e a história do estado de Goiás, oferecendo um espaço para a reflexão sobre a importância da preservação ambiental e a valorização da diversidade cultural.