#Polícia | A divulgação de Fake News sobre ações dos governos nas enchentes do Rio Grande do Sul, será investigada pela Polícia Federal (PF). A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República fez o pedido ao Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta terça-feira (07/05).
No documento, o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, menciona uma lista de nomes de influenciadores digitais, de contas em redes sociais e postagens na internet, que estariam disseminando informações falsas sobre o trabalho de resgate de pessoas e sobre a recuperação dos estragos no Estado. Pimenta afirmou que há “narrativas desinformativas e criminosas” que causam impacto no aprofundamento da crise social vivida pela população gaúcha.
Alguns dos conteúdos espalhados nas redes sociais dizem que o Governo Federal não estaria ajudando a população, ou que a FAB [Força Aérea Brasileira] não teria agilidade e que o Exército e a PRF [Polícia Rodoviária Federal] estariam impedindo caminhões de auxílio, entre outros temas.
O Ministério da Justiça informou que a investigação vai apurar ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e individualização de condutas.
Com Agência Brasil | Foto: PF