FAB abate avião com drogas que entrou no Brasil vindo da Venezuela

#Polícia | A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou e abateu, na terça-feira (11/02), um avião de pequeno porte que transportava drogas e entrou no espaço aéreo nacional vindo da Venezuela. A ação ocorreu na Região Norte do país e foi realizada em conjunto com a Polícia Federal, seguindo os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), previstas em legislação federal.

A aeronave suspeita foi localizada pela FAB e recebeu ordens para se identificar via rádio e alterar sua rota para pouso em um aeródromo próximo, mas os pilotos não obedeceram. Diante da negativa, caças da FAB efetuaram disparos de advertência, que também foram ignorados.

Com isso, o avião foi classificado como hostil pelo governo brasileiro, e a FAB realizou o chamado “tiro de detenção”, um procedimento que tem como objetivo impedir a continuidade de voos ilícitos. A aeronave então colidiu com o solo.

“Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito”, explicou a FAB em nota oficial.

Drogas e corpos encontrados na aeronave

Na quarta-feira (12/02), um helicóptero da FAB localizou os destroços da aeronave no solo. Agentes da Polícia Federal foram acionados e encontraram dois homens sem vida e uma grande quantidade de drogas no interior do avião.

As autoridades seguem investigando a origem da carga e a identidade dos envolvidos. O caso reforça a atuação da FAB e da PF no combate ao tráfico de drogas e ao uso irregular do espaço aéreo brasileiro por organizações criminosas.

Fonte: Agência Brasil