#Política | O candidato a prefeito de Goiânia e ex-governador Maguito Vilela (MDB) foi transferido nesta terça-feira (27) para o Hospital Albert Eistein, em São Paulo. O político testou positivo para a Covid-19 na semana passada e precisou ser levado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira (26).
Segundo o pneumologista Marcelo Rabahi, Maguito estaria com 50% a 75% dos pulmões comprometidos. Em coletiva realizada nesta tarde, o médico disse que a transferência foi motivada para ampliar o “suporte de assistência ventilatória mais otimizada”.
Uma equipe médica veio de São Paulo para fazer a avaliação do quadro de Maguito Vilela, que foi levado em uma UTI móvel aérea. Uma equipe de profissionais de Goiás também acompanha o ex-governador. O Hospital Albert Eistein é do mesmo grupo que administra o Hospital Orion, em Goiânia.
O pneumologista disse que Maguito está consciente. “Ele está se alimentando, acordado e consciente. Além de ter as funções cardíacas e renais normais. Pacientes com Covid-19 têm microtromboses, por isso faz tratamento com anticoagulantes. A doença tem características próprias, em que em alguns pacientes a resposta é mais lenta”, afirmou o médico.
A agenda de campanha de Maguito foi suspensa nesta terça-feira. Até então, o candidato a vice Rogério Cruz, o filho Daniel Vilela que é presidente estadual do MDB e coordenadores estavam seguindo a agenda que também teve o reforço do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado se solidarizaram pela recuperação de Maguito Vilela, em notas publicadas nas redes sociais e por meio de telefonemas.