#Política | O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, 87 anos, foi extubado nesta terça-feira (10) pela equipe do Hospital Neurológico, de Goiânia. Iris reconheceu uma das filhas e teria pedido para ir embora. Iris foi internado na sexta-feira (6) após passar mal. Ao realizar exames, foi constatado um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC).
Ainda na sexta-feira, Iris Rezende fez uma cirurgia que durou mais de três horas. Foi entubado e está em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave, sem previsão de alta.
O boletim médico desta terça-feira (10) informou que o político está respirando espontaneamente e teve melhora do controle da pressão arterial e está com funções de outros órgãos normais.
Uma das filhas de Iris, Ana Paula Rezende disse em entrevista que o pai está acordado, mas ainda confuso por causa da sedação. “Ele nos reconheceu, pediu água, pediu para ir embora e isso nos deixou aliviadas. Ele respira sem ajuda de equipamentos e também está com os movimentos perfeitos. Nos deu uma alegria muito grande”, contou a filha.
O AVC hemorrágico ocorre quando há o rompimento de um vaso cerebral. A tomografia de Iris mostrou que ele estava com uma hemorragia enorme no lobo temporal direito, e como fazia uso de anticoagulantes, a equipe médica decidiu pela cirurgia.
Fonte: G1 Goiás