Ex-alunos da UEG Palmeiras são homenageados na Assembleia Legislativa de Goiás

#Homenagem | A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na manhã da última terça-feira (15/04), uma emocionante sessão solene em homenagem aos 26 anos da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Alguns ex-alunos da UEG de Palmeiras de Goiás, foram homenageados. A cerimônia, proposta pela deputada estadual Bia de Lima (PT), destacou o protagonismo de estudantes, docentes, técnicos e ex-alunos que construíram, ao longo de mais de duas décadas, a história da universidade pública que mais interioriza o ensino superior no Estado.

Entre os homenageados de Palmeiras de Goiás que se destacaram pela trajetória acadêmica e profissional após passarem pela UEG, estavam alguns nomes de orgulho para o município como do engenheiro agrônomo Athos Bonifácio Marinho, do biólogo Hugo Teodoro Santana, da advogada Laurinda Darc e de Thálita Murielly Ferreira Os quatro representam com excelência o impacto da UEG na formação de profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento social e econômico de suas comunidades.

Assembleia Legislativa, através da deputada Bia de Lima, fez diversas homenagens pelos 26 anos da UEG

De Palmeiras de Goiás, Hittalo Torquato, ator e produtor cultural que está cursando cinema, representou todos os alunos da UEG e foi convidado para a Mesa Diretiva. “Hoje tive a honra de representar os estudantes da UEG em uma sessão solene na Assembleia Legislativa. Sou prova viva de que a educação e a cultura salvam vidas. Vim do interior, de uma família simples, e é na escola pública que estou construindo meu futuro. Na UEG TV, produzo o programa Memórias UEG, onde ouvimos histórias que mostram como nossa universidade é fruto de muita luta, suor e resistência. Mas ainda há muito a ser feito: precisamos valorizar nossos professores, servidores e melhorar nossa estrutura. Mesmo com pouco, fazemos muito — e mostramos a força da UEG por onde passamos”, publicou Hittalo em suas redes sociais.

Hittalo Torquato representou estudantes da UEG, em homenagem da Alego

Reconhecimento institucional

Durante a solenidade, foram entregues ao todo, 189 Certificados do Mérito Legislativo e duas Medalhas Pedro Ludovico Teixeira, em reconhecimento àqueles que, de alguma forma, contribuem para o fortalecimento da universidade. O evento contou com a presença da deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT), do reitor da UEG, Antonio Cruvinel Borges Neto, além de professores, técnicos e representantes estudantis.

Em seu discurso, a deputada Bia de Lima destacou que a UEG é fruto da luta coletiva e que a universidade pública precisa ser valorizada por todos os goianos: “São 26 anos de superação contínua. A UEG não é de um governo, é do povo de Goiás. Uma instituição essencial para os filhos dos trabalhadores”.

O reitor Antonio Cruvinel frisou que a universidade atende mais de 13 mil alunos na graduação e cerca de 900 na pós-graduação, sendo que 78% dos estudantes são oriundos de famílias com renda de até três salários mínimos. “Nosso patrimônio maior são as pessoas que formamos. A UEG é feita de histórias, de vidas transformadas pelo acesso à educação”, afirmou.

Laurinda Darc foi homenageada na Alego, durante comemoração dos 26 anos da UEG

Laurinda Darc destacou em sua rede social, a importância da UEG em sua formação. “Com muita honra recebi a homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás. Na UEG concluí dois cursos: Pedagogia e Administração Escolar e Direito, coordenei o curso de Gestão Pública e ministrei aulas nos cursos de Biologia, Geografia, História e Letras. Devo a minha formação a essa grande universidade. Parabéns UEG pelos 26 anos. Obrigada deputada Bia de Lima”.

Ex-alunos da UEG, Hugo Teodoro recebe homenagem na Assembleia Legislativa

O biólogo Hugo Teodoro também fez questão de destacar a homenagem recebida. “A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, por iniciativa da deputada Bia de Lima, em homenagem à Universidade Estadual de Goiás e aos seus alunos e egressos, concedeu a mim Hugo Teodoro Santana o presente Certificado do Mérito Legislativo, em celebração aos 26 anos dessa universidade e em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Educação e ao Estado de Goiás. Com muita alegria recebi essa homenagem. Parabéns UEG pelos 26 anos, local onde passei ótimos momentos e aprendi muito. Local onde fiz o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Que Deus abençoe todos os funcionários e acadêmicos dessa instituição”, publicou Hugo.

Histórico

Criada em 1999, a UEG teve sua origem no governo Marconi Perillo, quando houve a transformação da Uniana e na incorporação de outras 14 instituições de ensino superior, por meio da Lei nº 13.456/99. Nasceu com o objetivo central de desenvolver um programa específico voltado para os trabalhadores da educação do Estado, oferecendo-lhes formação de nível superior. Isso se justificava pela constatação de que apenas 32% dos professores possuíam graduação na época. 

Mas a UEG não se limitou a formar professores e hoje oferta cursos em todas as áreas do conhecimento. Atualmente, a instituição oferece licenciaturas, bacharelados, cursos superiores de tecnologias, além de pós-graduações lato e stricto sensu.

Após 25 anos, a UEG conta com 13.188 alunos e está presente em 39 municípios (incluindo Palmeiras de Goiás) em todas as regiões do Estado. São oito campi e 33 unidades universitárias.

Fotos: Denise Xavier/Alego e Hugo Teodoro

Thálita Murielly Ferreira também foi homenageada na Assembleia Legislativa de Goiás
Athos Bonifácio recebe Certificado do Mérito Legislativo, das mãos da deputada Bia de Lima, autora da homenagem