#Internacional | O Estado de Kentucky, nos Estados Unidos da América, sofreu ‘uma das piores séries de tornados’ da história do país. Diante de tantos estragos e do grande número de mortos, o presidente Joe Biden, declarou estado de emergência federal. “É uma tragédia, e não sabemos ainda quantas vidas se perderam, nem a extensão total dos danos”, disse Biden. As tempestades de sexta-feira (10) deixaram um rastro de destruição na região.
Segundo autoridades americanas, mais de 30 tornados foram registrados em seis estados: Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri, Mississípi e Tennessee.
Um especialista em clima disse ao jornal The Guardian que a primavera é a estação principal dos tornados e que é uma situação muito incomum em dezembro, quando está mais frio, o que normalmente limita a formação do fenômeno. Anualmente os Estados Unidos registram, em média, mais de 1.200 tornados.
O estado de emergência foi declarado no Kentucky, mas pode ser decretado também em outros estados mais gravemente atingidos pela catástrofe, como Illinois e no Tennessee, caso os governadores façam a solicitação.
O estado de emergência agiliza o processo de ajuda federal para minimizar os danos causados pelas tempestades e tornados que arrasaram boa parte do estado.
O número de mortos pode chegar a 50, inferior a 100, divulgado pelas autoridades anteriormente.
Fonte: Agência Brasil com RTP | Foto: Reprodução