#PalmeirasdeGoiás | Vinte estudantes do Colégio Estadual Polivalente acompanhados de professores, fizeram uma visita à sede da Câmara Municipal, na última terça-feira (25/04). Os alunos da rede pública estadual de ensino puderam conhecer um pouco sobre as funções e a importância do Poder Legislativo, bem como, o papel dos vereadores, que tem como principais atribuições, legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, ou seja, da Prefeitura. A visita faz parte do Projeto CIDADANIA FISCAL E DIREITOS HUMANOS EM PALMEIRAS DE GOIÁS, realizado pela Universidade Estadual de Goiás juntamente com a PPGIDH, Universidade Federal de Goiás e Sociologia Fiscal.
No Palácio Legislativo Maria Pires Perillo, os alunos visitaram os gabinetes dos vereadores João Batista Machado (Joãozinho da Acha Fácil) e Diego Dias Lopes, conheceram a presidente da Casa, vereadora Taís Lopes e depois, assistiram uma palestra no Plenário José Danilo Mendonça, proferida pela advogada Tassiana Almeida. A profissional do Direito mostrou como funciona o Processo Legislativo e fez um breve resumo sobre os princípios básicos do Direito Constitucional.
A presidente da Câmara, vereadora Taís Lopes afirmou que é de extrema importância que todos, especialmente os jovens, conheçam mais sobre o Poder Legislativo, aprendendo desde pequeno, detalhes sobre a política. “Fiz questão de mostrar aos alunos, um pouco de como trabalhamos para que eles possam compreender melhor sobre o papel dos vereadores que atuam em nosso município. Foram feitas várias perguntas e com isso, percebemos a importância da participação das crianças no processo legislativo, pois elas já começam, na infância e pré-adolescência, a entender da vida, do que a política e o parlamento são importantes e como são feitos os projetos e as leis que melhoram a qualidade de vida dos munícipes, e por consequência, de todos eles”, pontuou Taís.
No final, a parlamentar, que exerce seu segundo mandato de vereadora e comanda o Poder Legislativo pelo terceiro ano, mostrou o site da Câmara Municipal e o Portal da Transparência aos alunos, que souberam como o dinheiro público vindo do duodécimo repassado pelo Poder Executivo, é gasto. “Convidamos todos os demais alunos da rede pública ou particular, para nos visitarem também. Vem aqui, aqui é muito legal e vocês vão aprender muito”, concluiu.