Neste domingo (10) o jornal O Popular, de Goiânia, trouxe uma reportagem de capa sobre os custos de locação dos imóveis onde funcionam as unidades do Vapt Vupt, em diversas cidades do Estado e o destaque ficou com Palmeiras de Goiás que tem o maior valor pago mensalmente – quase R$ 20 mil. Prefeito Vando Vitor diz que aceita arcar com as despesas do aluguel para manter a unidade na cidade.
O assunto do Vapt Vupt foi muito comentado ao longo da semana, após o Governo do Estado anunciar a reestruturação do programa para obter economia. Segundo a Secretaria de Administração do Estado (Sead), unidades poderão ser fechadas ou transferidas e servidores exonerados.
A reportagem do Popular deste domingo utilizou dados divulgados pelo Governo do Estado e mostrou que o contrato entre o Estado e o dono do imóvel de Palmeiras de Goiás foi feito em 2015, com prazo de cinco anos.
O imóvel foi construído pela Construtora Palmeiras, dona do imóvel à época, exclusivamente para a instalação do Vapt Vupt e atendendo todas as exigências feitas pelo Governo do Estado.
O custo do aluguel do imóvel em Palmeiras de Goiás é maior que o valor pago para locação em shoppings de Goiânia e de Aparecida de Goiânia que tem maior demanda. A Sead informou que Palmeiras de Goiás fica em 29º lugar no ranking de atendimento entre as 78 unidades em todo o Estado.
Nesta semana a Sead teria enviado ofício aos prefeitos pedindo que os mesmos enviassem dentro de 30 dias, proposta com solução visando a acomodação da estrutura do Vapt Vupt, sem ônus para o Poder Executivo Estadual.
Após a repercussão da reportagem em Redes Sociais e grupos de WhatsApp, o prefeito de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor Alves postou em sua Rede Social neste domingo (10), que sua assessoria está formulando uma proposta e dentro da lei, se for autorizado, está disposto a pagar o aluguel ou levar o Vapt Vupt para um prédio da Prefeitura, assumindo a despesa que hoje é do Governo do Estado (veja imagem).
Em sua postagem o prefeito manteve o seu espírito agressivo (veja o print da postagem) e iniciou o texto com a frase “Tem uma meia dúzia de desocupados de Palmeiras que torce para nós brigamos (sic) com o governador Caiado, torce para os órgãos do estado irem embora”… e finaliza mostrando a data do ofício que enviou ao governador pedindo a permanência do Vapt Vupt na cidade.
Segundo levantamento da Sead, 18 Prefeituras já arcam com as despesas de locação para manter o Vapt Vupt.
Fonte: O Popular