#Palminópolis | Com o tema “Reciclar para empreender e preservar”, a Escola Municipal Gumercindo Vicente Santana (Escola Municipal de Tempo Integral Livertino Pereira de Morais ganhou um dos carros 0 km no Programa Agrinho 2023, da Faeg/Senar Goiás. A cerimônia de premiação foi realizada na sexta-feira (01/12), no Centro de Convenções da PUC Goiás e contou com a presença de diversas autoridades, além do governador Ronaldo Caiado e do presidente da Faeg/Senar, José Mário.
Esta foi a segunda vez que Palminópolis participa do Agrinho e já conquista a maior premiação do Agrinho 2023. No ano passado, o Senar local foi o responsável e este ano, o Sindicato Rural deu total apoio. O tema de 2023 foi “ Acolher, Empreender e Preservar Juntos cuidando das Pessoas, do Meio Ambiente com Boas Práticas e Gestão Eficiente”.
O prefeito Dr. Franc Vaz e a primeira-dama Fernanda Kelem, além da secretária de Educação, Jaci Pagoto, professores, alunos e equipe da educação, marcaram presença na premiação e comemoraram muito. “Que felicidade, que honra estar aqui e ter nossa escola premiada com um carro 0 km. Parabéns aos professores, aos alunos e toda equipe da educação, em nome da secretária Jaci”, ressaltou.
Nesta 14ª edição do Programa Agrinho, mais de 2 mil alunos, professores e gestores escolares, dos 246 municípios goianos, a maioria de escolas públicas, estiveram presentes na cerimônia de premiação. Durante todo o ano, as unidades escolares trabalharam ações e projetos, conforme o tema: “Acolher, empreender e preservar”.
O Agrinho 2023 recebeu 12 mil trabalhos. “São 12 mil ações de conscientização, aprendizado, pra transformar os municípios, o estado, uma sociedade melhor, com mais preservação e mais sustentabilidade. E para incentivarmos cada vez mais a participação das escolas, hoje entregamos mais de 300 prêmios. Entre eles dois carros e duas motos”, explicou o presidente do Sistema Faeg/ Senar/Ifag, José Mário Schreiner.
A Secretaria Municipal de Educação de Buriti de Goiás, também ganhou um carro, com o tema “Um novo olhar: nossa história, nossa cidade”. Já o Centro Municipal de Educação Infantil Cássio Quirino de Oliveira, de Rialma, levou uma moto 0 km, com o trabalho “Horticultura: Orgânica, ambiental e alimentar, plantio, cultivo de espécies e empreendedorismo’.
A Regional de Caldas Novas, também ganhou uma moto 0 km, por sorteio. Cada uma das oito regionais restantes, levou uma TV de 60 polegadas.
Os participantes do Agrinho também receberam medalhas, além de tablets, smarthphones, Assistentes Virtuais para alunos e professores vencedores das categorias desenho e redação.
Fotos: Fredox Carvalho e Prefeitura de Palminópolis