#Consumidor | A Equatorial Goiás está intensificando as ações com foco no atendimento ao cliente e tem reforçado os cadastros de clientes aptos no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia. Em cinco meses de atuação no Estado, a companhia já conseguiu aumentar em cerca de 71 mil o número de clientes cadastrados a receber o benefício. A empresa destaca que aproximadamente 572 mil famílias estão aptas a receber o desconto, mas ainda não se cadastraram.
A previsão é que este o aumento de clientes no Tarifa Social injete R$ 115 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023, divulgou a companhia.
O gerente comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, destacou que as cidades com o maior número de clientes aptos e não inscritos são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás, respectivamente. Além disso, Jean reforçou que a inclusão no Tarifa Social representa uma importante economia para as famílias. “Estamos realizando uma série de ações, incentivando os clientes aptos a se cadastrem no benefício. Nos últimos meses, realizamos diversos mutirões de atendimento, em vários municípios, levanto uma van de atendimento móvel e orientando os clientes a se cadastrarem”, ressalta.
O que é o programa
O Tarifa Social é um programa do Governo Federal que concede descontos de até 65% na tarifa de energia. Para se cadastrar ou para manter o benefício é necessário ter o cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia; renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional; idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência.
O programa dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Para quem consome até 30 quilowatts/ hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/ mês, o valor fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%. Já no caso de famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, os descontos são maiores, de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês; de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês; e de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
Saiba mais
Para o cliente checar se já está incluído na Tarifa Social, basta olhar se na parte de cima da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. Lembrando que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
Se o cliente não está incluído, mas está enquadrado nos critérios, basta acessar um dos canais de atendimento da companhia e apresentar os seguintes dados: número da unidade consumidora (número da instalação que consta na conta de energia), CPF, RG ou outro documento com foto, e número do NIS ou BPC. Os clientes aptos ao benefício, podem se cadastrar no Programa Tarifa Social, em qualquer uma das agências da Equatorial, espalhadas em todo o Estado, ou pelo Call Center – 0800 062 0196. Não é necessário ser o titular da unidade consumidora para solicitar o benefício.