#Estado | Em 2021, a Enel Distribuição Goiás identificou 56 mil casos de irregularidade, conhecida como furto de energia, em todo o Estado, no ano passado. Dados divulgados pela empresa, mostram que foram realizadas 214 mil inspeções suspeitas de fraude em residências, comércios e indústrias. O volume de energia que estava irregular, seria suficiente para atender, um município com 10 mil unidades consumidoras, por exemplo. Caldas Novas, Itumbiara e Rio Verde, representam 12% do volume total de fraudes identificadas no sistema de medição ou rede elétrica.
A Enel estima que, anualmente, é furtado o equivalente a 133 GWh, suficiente para abastecer, por exemplo, a cidade de Palmeiras de Goiás, com uma população estimada de aproximadamente 30 mil habitantes, durante todo o ano de 2021.
O responsável por Ações de Combate às Perdas de Energia da Enel Distribuição Goiás, Leonardo Pacheco, explica que além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população, podendo causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados.
“As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica e podem causar curtos-circuitos, ocasionando interrupções no fornecimento de energia e prejudicando a qualidade do serviço inclusive para os clientes regulares da companhia. Além de crime, as fraudes e furtos contribuem para elevar o valor da conta de luz para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico”, completa.
A Enel Goiás também realiza operações de combate ao furto de energia em parceria com a Polícia Civil. Ao longo do ano de 2021, foram realizadas 29 operações de combate ao furto de energia em Goiás e 16 pessoas foram presas. “O nosso objetivo com esse trabalho de combate às perdas é conscientizar a população goiana dos riscos e prejuízos desta prática e garantir que nossos clientes regulares não tenham a tarifa e nem a qualidade da energia impactada pela ação destas pessoas”, pontua.
Além das inspeções e ações contra o furto de energia, a companhia tem investido em novos sistemas e tecnologias para aumentara eficiência de seus processos de combate às perdas de energia. Já foram instalados em todo o Estado, 2.2262 equipamentos de medição blindada. Esse tipo de tecnologia permite realizar o acompanhamento do consumo de energia, pois os aparelhos são instalados diretamente no poste de energia, garantindo o registro correto da energia utilizada pelo cliente.
Apoio no combate ao furto de energia
Os clientes da Enel Distribuição Goiás podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias nos canais de atendimento da distribuidora. As denúncias são anônimas e podem ser feitas pelo site https://www.eneldistribuicao.com.br/EnelGO/AgenciaGO/Servi%C3%A7os/comum/DenunciaFiscalizacao.aspx e pelo Call Center 0800 062 0196.