Enel promove reunião em Paraúna para discutir melhoria na rede elétrica da Baiinha

#Paraúna | O prefeito Paulinho do Luzitana se reuniu nesta quinta-feira (28) com diretores da Enel Distribuição Goiás. O objetivo do encontro foi buscar soluções e avaliar os serviços feitos pela empresa para a melhoria da qualidade de energia elétrica na região.

A Enel Distribuição Goiás está realizando uma série de manutenções e melhorias na rede elétrica que abastece o distrito, município de Paraúna. As ações atendem às solicitações de clientes e da Prefeitura Municipal e reforçam o compromisso da companhia com a região. No último mês de novembro, equipes iniciaram inspeções em todo o circuito que atende a Baiinha e programaram os trabalhos necessários.

O diretor de Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, José Januário, explica que entre as principais ações programadas e em execução, estão as correções de anomalias de degradação e o controle de vegetação. Segundo ele, na área urbana do distrito, equipes já substituíram um transformador com potência de 75kVA por outro de 112,5kVA, eliminando sobrecargas e dando mais confiabilidade ao sistema. “Nossos técnicos também identificaram a necessidade de revitalizar alguns trechos de redes de baixa tensão no distrito, com substituições de cabos e conectores danificados, instalações de espaçadores de rede, para evitar curtos-circuitos e podas de árvores em contato com a rede. Até o momento, 50% das ações já foram executadas e o restante será concluído nos próximos dias”, comenta.

Adicionalmente, a companhia está realizando melhorias na rede de média tensão que abastece a Baiinha. Januário acrescenta que após inspecionar essa rede, a distribuidora identificou trechos em que eram necessárias podas e limpezas de faixas de servidão, pontos com equipamentos degradados, como isoladores, cabos e cruzetas, além da necessidade de substituição de dois equipamentos telecontrolados. Esses trabalhos também já estão em execução e a previsão é de que sejam concluídos gradativamente até o final de março.

Ainda de acordo com o diretor, a companhia planeja ações também para o médio prazo. “Vamos apresentar ao prefeito o projeto para a construção de uma nova subestação na região, prevista para os próximos anos. A nova unidade será interligada à rede que sai da Subestação Santo Antônio da Barra e abastece o distrito da Baiinha e a outra rede a partir da Subestação Acreúna. Após a conclusão das obras, o sistema que atende a região ganhará flexibilidade e permitirá que nosso Centro de Operações faça manobras para garantir o abastecimento de energia em casos de falhas em uma das fontes de energia”, completa.

A Enel reforça que seguirá em contato com a administração municipal para estar cada vez mais próxima dos clientes e garantir um fornecimento de energia com a qualidade e a confiabilidade que o Estado de Goiás precisa e merece.

 

Fonte: Enel | Créditos: Enel e Prefeitura de Paraúna