Enel amplia subestação de energia elétrica de Palmeiras de Goiás

#PalmeirasdeGoiás | A Enel inaugura nesta sexta-feira (7), a ampliação e modernização da subestação de energia elétrica que atende Palmeiras de Goiás, Nazário, Jandaia e Palminópolis. Segundo a empresa, foram investidos R$ 5 milhões nas obras que têm o objetivo de melhorar a qualidade da energia distribuída para cerca de 24 mil clientes.

A subestação de Palmeiras recebeu um novo transformador de 20 MVA que dobrou a capacidade instalada. Também fez a instalação de dois bancos de capacitores além de novos equipamentos de supervisão, controle e proteção, chamados de telecontrole. Com isso, os técnicos podem comandar a subestação direto de Goiânia para identificar falhas de forma mais assertiva.

Todo o investimento está no acordo firmado com o governo estadual, o Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no ano passado. 

Veículos usados em mutirão de revisão elétrica

Em 2019, a Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás chegou a receber integrantes da CPI da Enel da Assembleia Legislativa para discutir e debater os graves problemas de falta de energia no município e região.

Com a ampliação, a qualidade da energia que chega às residências, comércios e indústrias será melhor. “Esses equipamentos aliviam o sistema elétrico e melhoram a qualidade da energia que sai da subestação e é distribuída para residências, comércios e indústrias. Eles também ajudam a evitar oscilações nos níveis de tensão, mantendo o fator de potência dentro dos limites regulamentados pela Aneel”, explicou o responsável de Alta Tensão da Enel Distribuição Goiás, Roberto Vieira.

Enel fez revisão da rede elétrica em Palmeiras de Goiás

Fotos: Alex Malheiros/Enel