Enel Distribuição Goiás vende Celg-D para Equatorial Energia

#Estado | Os goianos terão nova empresa distribuidora de energia elétrica a partir do ano que vem. É que a Celg-D foi vendida pela Enel Distribuição Goiás para a Equatorial Energia. A confirmação foi dada pelo governador Ronaldo Caiado na sexta-feira (23). O motivo da venda foi a baixa qualidade nos serviços prestados pela distribuidora, afirmou o governador. Desde que a Enel comprou a Celg, vinha sendo alvo de críticas.

Em vídeo, o governador disse que exigiu “Que a Enel cumprisse tudo aquilo que havia assinado no contrato no momento da compra da Celg. E, mesmo assim, eles não cumpriram”, explicou.

Ronaldo Caiado alegou ainda que a Enel tem ligação com possível processo de caducidade no contrato de cinco anos da empresa italiana. “Estávamos ali insistindo, cobrando mais. Quando eles viram que ia para a caducidade, ou seja, o cancelamento do contrato, eles rapidamente venderam para a Equatorial”, afirmou no vídeo. 

A negociação teria custado a Equatorial, R$ 1,57 bilhão. O acordo prevê 282,9 milhões de ações da Celg-D, o que equivale a 99,9% do capital social da companhia. Além disso, a nova dona assumirá uma dívida de R$ 5,7 bilhões da Enel, com pagamento em até um ano.

Atualmente a Equatorial é responsável pela distribuição de energia nos estados do Rio Grande do Sul, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí e Alagoas.

A compra da Celg-D pela Equatorial ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A agência divulgou nota dizendo que “qualquer transferência desse tipo tem que ser aprovada pela Agência” e “decidirá sobre a anuência prévia desta transferência e sobre a aprovação do plano de troca de controle”.

Apesar da grande expectativa dos goianos para a troca de empresa e melhoria dos serviços de energia elétrica, o ranking da Equatorial não é positivo, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa está em penúltimo lugar como pior empresa de distribuição de energia elétrica no país. A Enel está em terceiro lugar.

Fonte: G1 Goiás e Canal Energia | Fotos: Reprodução e arquivo