Enel Distribuição Goiás apresenta plano de melhorias à Prefeitura de Palmeiras de Goiás

Diretoria da companhia e prefeitura municipal visitam obras dos novos alimentadores que atenderão o município e já estão em fase de conclusão.

Distribuidora também realiza mutirão de manutenções na rede elétrica para reduzir a incidência de quedas de energia no período chuvoso.

A Enel Distribuição Goiás realizou, juntamente com representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal visita às obras dos novos alimentadores na Subestação Palmeiras. O diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Goiás, José Luis Salas, explica que a obra consiste em 16,9 quilômetros de redes de média tensão, construídas com materiais de qualidade e que podem ser comandadas remotamente por meio de equipamentos telecontrolados. As obras estão em fase de conclusão e serão entregues no próximo mês, trazendo benefícios para o fornecimento de energia do município.

Também, nesta semana, cerca de 12 equipes participam de um mutirão de manutenções na rede elétrica de Palmeiras de Goiás. Mais de 40 profissionais atuam na poda de árvores e substituição de equipamentos e estruturas danificadas. Os pontos onde as inspeções estão sendo realizadas foram previamente mapeados pela companhia e contribuirão para diminuir falhas no fornecimento de energia pelo toque da vegetação ou por anomalias na rede.

Plano de ações apresentado à Prefeitura

A companhia também apresentou à Prefeitura, uma prestação de contas do que já foi realizado e um plano para as próximas melhorias no município.

Para elaborar o plano de ações entregue à Prefeitura, a companhia realizou diversas análises no sistema elétrico do município para mapear as ações necessárias a curto, médio e longo prazo. José Luis Salas explica que o início do período chuvoso, onde as chuvas foram acompanhadas de intensos vendavais e muita incidência de raios, provocou estragos severos na rede de Palmeiras, causando algumas interrupções mais longas no serviço. De acordo com ele, na maioria das ocorrências as equipes identificaram cabos partidos e postes quebrados, que demandam bastante tempo nos reparos. Em alguns casos, foram necessários o apoio de equipes de outras regiões, que prontamente foram deslocadas para atender o município.

Adicionalmente, a companhia analisou os equipamentos com maior número de reincidência de falta de energia e traçou um plano de manutenção para o curto prazo. “Mapeamos 9 equipamentos, entre transformadores e chaves, que precisam de manutenções nos circuitos. Iniciamos as correções em outubro, com podas, instalação de espaçadores, substituição de cabos, postes e transformadores. Seguimos com os trabalhos e a previsão é de que todos os serviços necessários nesses circuitos sejam concluídos até 31 de dezembro”, acrescenta. 

A partir da análise, a Enel também programou a instalação de 10 novos transformadores de média para baixa tensão em Palmeiras. Os novos equipamentos já estão sendo instalados e contribuirão para garantir a qualidade e a estabilidade da energia distribuída.  A previsão é que todos sejam instalados até o fim do ano. Também para este ano, estão programadas inspeções nas linhas de distribuição de alta tensão que atendem Palmeiras de Goiás. Com o apoio de drones equipados com equipamentos térmicos, técnicos especializados farão essa ação preventiva, a fim de identificar possíveis pontos de aquecimento e a existência de eventuais anomalias que possam causar falhas no fornecimento de energia.

Já a médio prazo, Salas explica que estão previstas manutenções preventivas e corretivas nas subestações que abastecem o município: Palmeiras AT, Palmeiras MT, Sucuri e Chaveamento Goemil. Essas ações têm como objetivo evitar falhas nas unidades, que poderiam interromper o fornecimento de energia para muitos clientes do município. Entre as ações previstas estão análises do óleo dos transformadores, limpeza das subestações e inspeções com equipamentos termográficos. A previsão é de que as atividades sejam realizadas até junho de 2022.

Para as redes de média e baixa tensão, estão previstos 9 novos transformadores e 12 telecontroles. Esses equipamentos darão mais robustez e flexibilidade à operação do sistema elétrico palmeirense. “Com os novos transformadores, poderemos aumentar a oferta de energia disponível, atendendo novos clientes e melhorando o serviço prestado aos que já estão conectados à nossa rede. Já com o telecontrole, aumentaremos as opções de manobras remotas em casos de falhas, deixando o menor número possível de clientes desabastecidos até as correções necessárias”, complementa.

No longo prazo, o diretor destaca a construção de 17,1 quilômetros de novas redes de distribuição de média tensão em Palmeiras. “Esta obra nos dará novas opções de manobras na rede em caso de uma falha no fornecimento de energia, pois teremos novas fontes de energia para suplência. Além disso, a nova rede aliviará os circuitos existentes, redistribuindo cargas e dando mais estabilidade aos níveis de tensão do município. Somente nesta obra serão investidos mais R$ 13 milhões. A previsão é de que a rede seja finalizada até dezembro de 2022”, completa.

Diretores da Enel em reunião com representantes da Prefeitura de Palmeiras

Investimentos

A Enel Goiás já investiu R$ 20,3 milhões em obras de melhoria, manutenção, expansão e digitalização da rede elétrica de Palmeiras de Goiás. Tamanho investimento tem tornado o sistema elétrico do município mais robusto e confiável e já reflete em melhorias nos indicadores de qualidade medidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Em 2018, o município tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia, o FEC, de 19 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média, que é o DEC, de 51 horas. No último mês de setembro, as frequências das quedas de energia caíram para 11 vezes ao ano (- 38%) e a duração baixou para 27,1 horas (- 47%)”, destaca José Luis Salas.

Para alcançar tais resultados e melhorar cada vez mais o serviço prestado, a companhia intensificou o número de manutenções preventivas e corretivas na região. De acordo com ele, somente entre 2020 e setembro de 2021, a companhia já realizou 4.200 podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu 1.534 pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas e isoladores danificados, e limpou 567 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural. Adicionalmente, foram inspecionados cerca de 430 quilômetros de redes com equipamentos termográficos, que identificam pontos quentes na rede, a fim de encontrar possíveis anomalias e programar as manutenções necessárias.

Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na instalação de tecnologia na rede elétrica de Palmeiras, por meio de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Até o momento, o município já conta com 40 equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, nas redes trifásicas do município. Já nas redes monofásicas de áreas rurais, a companhia instalou 7 religadores automáticos, chamados de TripSaver.

“Nosso objetivo é melhorar cada vez mais o serviço fornecido aos nossos clientes e contribuir para o desenvolvimento de Palmeiras de Goiás e de todo o Estado. Para isso, seguiremos investindo na manutenção, ampliação e modernização do sistema elétrico goiano”, finaliza José Luis Salas.