Enchentes no RS afetam mais de 2 milhões de pessoas em 90% dos municípios gaúchos

#Brasil | As enchentes no Rio Grande do Sul causaram estragos e atingiram mais de dois milhões de pessoas em 90% dos municípios gaúchos, segundo dados da Defesa Civil, divulgados na quarta-feira (15/05), às 18 horas. O RS já tem 538.126 desalojados e 76.580 pessoas em abrigos. Até agora, 149 mortes foram registradas, mas há ainda, 108 pessoas desaparecidas, o que pode aumentar o número de óbitos. Dos 497 municípios, 452 foram atingidos pelas enchentes.

O Rio Grande do Sul ainda tem 24,1 mil pontos sem energia elétrica e 136 mil domicílios sem abastecimento de água. As empresas de telefonia e internet, já conseguiram restabelecer o serviço em todos os municípios, facilitando a comunicação entre as pessoas.

Outra situação crítica é a interligação entre as cidades. As rodovias estaduais foram bastante afetadas, deixando cidades isoladas. O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) informou que ainda tem 91 trechos com bloqueios totais e parciais em 49 rodovias, entre estradas, pontes e balsas.

Em Porto Alegre, capital, o Aeroporto Internacional Salgado Filho segue fechado, com previsão de reabertura para setembro. As empresas aéreas estão proibidas de vender passagens para a cidade. A orientação para os passageiros é que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais detalhes sobre os voos.

Em cidades como Canela, Capão da Canoa, Carazinho, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo e Torres, que tem aeroportos operados pelo Estado; Bagé, Pelotas e Uruguaiana (CCR) e Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul (municipais) seguem operando normalmente.

Fonte: Agência Brasil | Foto: Lauro Alves/Secom