Encenação da “Paixão de Cristo” emociona dezenas de fiéis em Palmeiras de Goiás

Reportagem: Eduarda Fernandes
Emoção e fé marcaram a noite desta sexta-feira (19) em Palmeiras de Goiás, onde dezenas de fiéis assistiram atentos cada segundo do espetáculo “Paixão de Cristo”, realizado pela Igreja Católica. Durante aproximadamente 1h30, a encenação mobilizou a comunidade pelas ruas ao redor da Igreja Matriz de São Sebastião, retratando os últimos momentos de Jesus Cristo.

Fieis acompanhando a encenação
Este já é o sexto ano que a Paróquia São Sebastião realiza o espetáculo que envolveu cerca de 30 pessoas, entre atores e produção. Um dos organizadores da peça, Hítallo Souza ressalta que a preparação do grupo foi movida pela emoção de poder reviver e recontar a história de Cristo. “Para nós é mais um momento de evangelização do que um teatro, é o evangelho vivo”.
Renata Rodrigues como Maria, mãe de JesusCristo
Intérprete de Maria, Renata Rodrigues comentou ao GO in Foco que a experiência lhe permitiu sentir na pele um pouco do sofrimento da mãe de Jesus. “É uma emoção muito forte, muito próxima”. Ela completa que o intuito da Via-Sacra é realmente de evangelizar a população e adianta que às 20h deste sábado (20) será celebrada a Vigília Pascal, a missa mais importante do ano litúrgico, pois comemora a ressurreição de Cristo.
Gustavo viveu na pela, o papel de Jesus Cristo
Para Gustavo Dias de Souza, que interpreta Jesus pelo sétimo ano consecutivo, a sensação é de dever cumprido. “Todo ano tem um significado, um sentimento diferente. É uma mistura de tudo que a gente vive, que antecede, os momentos de ensaio, de preparação”.
Maria de Lurdes com amigas na encenação

A fiel Maria de Lourdes Sousa Santos, que acompanhou de perto todo o espetáculo, vê o teatro como uma chance de poder revisar a mensagem deixada por Jesus Cristo. “Eu dou muita importância para a Semana Santa porque nesse período podemos refletir sobre nossas atitudes, sobre como estamos conduzindo nossa vida e seguir os passos de Jesus, porque ele deu a vida por nós”.

Durante as estações da Via-Sacra, fiéis se emocionaram e muitos vieram às lágrimas. Alguns chegaram até a pedir aos soldados (atores) que parassem de chicotear Jesus. Até mesmo as crianças acompanharam todos os atos sem sequer piscarem. Todo o trabalho foi coordenado pelo pároco da Igreja São Sebastião, padre José Moreira.
Créditos: Eduarda Fernandes e Antônio Dias