Entre 40 projetos nacionais de agricultura sustentável, práticas do Jerivá são as escolhidas para apresentação na conferência
#MeioAmbiente | O mundo vai poder conhecer o exemplo positivo da agricultura sustentável praticada por uma empresa de Goiás, durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27). Isso porque o sistema produtivo da Fazenda Jerivá, onde são produzidos milho, leite, frango caipira, ovos caipira, suínos e verduras orgânicas vendidos nos restaurantes, empórios e lanchonetes da tradicional rede de alimentação goiana Jerivá, foi o escolhido pelo Banco do Brasil, entre 40 projetos nacionais que concorreram à vaga, para representar o país no Pavilhão Brasil na COP27.
O que mundo vai conhecer
Na fazenda localizada no município de Abadiânia (GO), o Jerivá estruturou uma unidade agrícola focada no reaproveitamento de recursos naturais, de forma a manter uma produção integrada e sustentável.
Rejeitos, como esterco de vaca, esterco suíno, cama de frango, bagaço de laranja e de cana, palha de milho e sabugo e resíduos vegetais, são usados para compostagem e transformados em 1.200 toneladas de adubo de alta qualidade/ ano. Esse material compostado é utilizado para adubar os 150 hectares da Fazenda Jerivá destinados ao cultivo do milho e à horta orgânica.
O diretor do Jerivá, Fernando Benko, acrescenta que o produto que seria descartado como lixo (mas que é reaproveitado para compostagem) representa ainda uma economia anual de 120 toneladas de fertilizantes químicos. “O que muitos enxergam como lixo e descarte, nós preferimos ver como oportunidade e sustentabilidade. A compostagem nos fornece um adubo de primeiríssima linha que volta pra terra, nutre a plantação e garante a altíssima qualidade dos nossos produtos, como os queijos, doces e quitandas”, conta Fernando.
Além disso, o esterco líquido (parte líquida retirada do esterco) da pecuária leiteira e da suinocultura tem como destino o biodigestor, onde ocorre a fermentação e a liberação de biogás (metano e CO2), que, no gerador, transforma-se em energia elétrica. O líquido que sobra na usina de biogás ainda é aproveitado na irrigação da fazenda.
As ações de agricultura sustentável na Fazenda Jerivá tiveram início em 2017. E o volume da produção de adubo e de energia vem sendo uma crescente. Para se ter uma ideia, no primeiro ano, foram produzidas 200 toneladas de adubo. Após cinco anos, esse resultado foi multiplicado por seis.
Live na COP27
No dia 14 de novembro, às 11h, João Benko Filho, também diretor do Jerivá, irá participar de uma live que será transmitida dentro da programação do Pavilhão Brasil na COP27 para apresentar o exemplo de sustentabilidade da produção de alimentos que são utilizados para fazer comidas que os goianos tanto amam: pamonha, queijo e doce de leite. A live poderá ser acompanhada também pelo canal do Sebrae e do Banco do Brasil no Youtube.
“Estamos muito felizes e orgulhosos de termos sido os escolhidos pelo Banco do Brasil para servir de exemplo de agricultura sustentável para o mundo. Nossa empresa realmente acredita na sustentabilidade como caminho para a construção e a garantia de um futuro viável para todos”, afirma João Benko Filho.
Jerivá
Desde 1975, o Jerivá vem trazendo um pouco mais da roça para a vida de seus clientes. No início, era apenas uma loja de plantas ornamentais. Mas, de tanto servir café e pão de queijo aos clientes que viajavam por ali, acabou se transformando na parada mais tradicional do caminho Goiânia-Brasília. O nome foi se tornando referência entre a clientela e logo a variedade de lanches também aumentou.
O tempo passou e a família Jerivá cresceu. Atualmente, a empresa conta com produtos próprios, produzidos na agroindústria Jerivá. São salgados, quitandas, pamonhas, queijos, balas, doces, amendoim, linguiças, carnes, ovos caipiras, entre várias outras delícias que podem ser encontradas nos restaurantes, lanchonetes e empórios do Jerivá.
São quatro lojas: duas na BR-060, em Abadiânia (uma em cada direção da estrada, situadas estrategicamente para atender os viajantes); uma no Outlet Premium, em Alexânia; e uma em Goiânia (Shopping Flamboyant).
COP27
A 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27) está em andamento na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito. O evento teve início no dia 6 de novembro e segue até o próximo dia 18.