#Notícias | O governador Daniel Vilela cumpriu, nesta quarta-feira (24/06), agenda em Rio Verde, no Sudoeste Goiano, marcada por ações nas áreas de segurança pública e assistência social. Entre os compromissos, anunciou a implantação de uma base do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer) no município e abriu mais uma edição do Goiás Social. “Trabalhamos para levar aos municípios ações que promovam desenvolvimento, ampliem oportunidades e garantam atendimento à população, especialmente àqueles que mais precisam do apoio do Estado”, afirmou.
O anúncio da nova base do Graer reforça a estratégia do Governo de Goiás de ampliar a presença das forças de segurança no interior. A estrutura será instalada no aeroporto de Rio Verde e dará suporte às operações aéreas da Polícia Militar em toda a região Sudoeste. “Com a implantação dessa base, ampliaremos a capacidade de resposta das forças de segurança e o alcance das operações em uma região estratégica para a economia goiana”, destacou Daniel Vilela, ao informar que o investimento para obra será de R$ 1,2 milhão.

O governador ressaltou que a medida fortalece a política de tolerância zero ao crime adotada pelo Estado. “Em Goiás, bandido não se cria e não se criará. A instalação do Graer em Rio Verde vai ampliar o patrulhamento aéreo em todo o Sudoeste goiano e fortalecer ainda mais nossas forças de segurança no combate à criminalidade. Esperamos retornar em breve para inaugurar essa estrutura, mas os helicópteros já estão à disposição para reforçar a vigilância e garantir a presença do Estado na região”, afirmou.
O prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo, destacou a parceria com o Governo de Goiás e os investimentos realizados no município. “Recebemos obras, recursos para infraestrutura urbana, programas sociais e agora o anúncio da base do Graer. São ações importantes para o desenvolvimento da cidade e da região”, disse.
Goiás Social
Ainda no município, Daniel Vilela também participou da abertura do Goiás Social, realizado no Parque Zilda Arns. A estrutura itinerante do Governo de Goiás reúne serviços gratuitos, benefícios sociais, oportunidades de emprego e atendimentos de saúde para moradores de Rio Verde e municípios vizinhos. Os atendimentos seguem até quinta-feira (25/6), das 8h às 12h. “São mais de 400 servidores e colaboradores do Governo de Goiás atuando em parceria com a Prefeitura de Rio Verde para oferecer diversos serviços em um só local. A população encontra atendimento social, serviços de saúde, emissão de documentos e oportunidades de emprego”, ressaltou o governador.
Durante a ação, o Governo de Goiás entregou 1.709 cartões do programa Mães de Goiás, 157 do Dignidade, 88 do Goiás Por Elas e 269 do Goiás + Inclusivo. Também foram disponibilizadas 1.135 vagas de emprego em Rio Verde e na região. O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, destacou o trabalho integrado entre Estado e município para ampliar o alcance das políticas públicas. “Rio Verde possui um dos melhores índices de atualização do Cadastro Único em Goiás. Isso permite identificar demandas e direcionar os programas sociais com mais eficiência”, afirmou.
Além dos benefícios sociais, a população teve acesso a vagas de trabalho intermediadas pela Secretaria da Retomada, em áreas como indústria, comércio e serviços. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realizou a entrega de cadeiras de rodas, andadores, bengalas, muletas, colchões, fraldas infantis e geriátricas, kits de enxoval e fórmulas infantis. A estrutura do Goiás Social também ofereceu vacinação, mamografias, exames oftalmológicos, ações de prevenção ao câncer de pele, emissão de documentos pelo Vapt Vupt e orientações sobre programas habitacionais da Agência Goiana de Habitação (Agehab).
Entre os beneficiados estava o ajudante de mecânico Sebastião Dias, de 63 anos, que recebeu o cartão do programa Dignidade. “Nessa idade, temos muitas despesas com medicamentos, água e energia. Esse auxílio ajuda bastante e faz diferença para muitas pessoas”, afirmou. Já a dona de casa Nara Cristina Dias, de 34 anos, recebeu o cartão do Goiás + Inclusivo. Mãe de uma criança com deficiência, ela destacou a importância do benefício. “Não posso trabalhar porque preciso cuidar do meu filho. Esse apoio ajuda muito”, relatou.
Fotos: Hegon Corrêa e Walter Folador







