Em 30 dias, Equatorial cadastra 30 mil novos clientes no programa Tarifa Social de Energia Elétrica

#Energia | O programa Tarifa Social de Energia Elétrica ganhou mais 30 mil novos clientes, no último mês. Segundo a Equatorial, em pouco menos de um mês de operação, a companhia conseguiu ampliar o número de beneficiários, ultrapassando a marca de 400 mil cadastrados. A expectativa é que R$ 9,4 milhões sejam injetados na economia dos municípios goianos durante este ano de 2023.

O Tarifa Social é um programa do Governo Federal que concede descontos de até 65% na tarifa de energia. Para realizar o cadastro ou manter o benefício é preciso ter o cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia; ter renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência.

O programa dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas de até 65%. Para quem consome até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%; de 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor; de 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%.

No caso de famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, os descontos são maiores, de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês; de 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês; e de 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.

De acordo com o gerente comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, a inclusão no Tarifa Social representa uma importante economia para as famílias. Somente no ano passado foram injetados R$ 106 milhões na receita dos municípios goianos. “Estamos sempre preocupados em realizar ações para facilitar e possibilitar que esses clientes, que têm direito a uma tarifa mais barata, possam usufruir desse desconto tão importante. Esse benefício é uma oportunidade de destinar os recursos que iriam para o pagamento da conta de energia para outras áreas do orçamento doméstico, como compra de alimentos e outras necessidades básicas.” 

Saiba mais 

Para o cliente checar se já está incluído na Tarifa Social, basta checar se na parte de cima da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. Lembrando que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros. 

Se o cliente não está incluído, mas está enquadrado nos critérios, basta acessar um dos canais de atendimento da companhia e apresentar os seguintes dados: número da unidade consumidora (número da instalação que consta na conta de energia), CPF, RG ou outro documento com foto, e número do NIS ou BPC. 

Os canais de atendimento da Equatorial Goiás são: Agência Virtual no site www.equatorialenergia.com.br; aplicativo Equatorial Goiás, disponível para Android e iOS; atendente virtual Elena, enviando um “Olá” para o WhatsApp (21) 99601-9608; Call Center 0800-062-0196 ou as agências distribuídas por todo o Estado.