#Internacional | O domingo (22/10) foi de eleições presidenciais na Argentina. Os candidatos Sérgio Massa (36,2%) e Javier Milei (30,19%) ficaram em primeiro e segundo lugares respectivamente e vão para o segundo turno, marcado para o dia 19 de novembro. O resultado garantiu os dois no segundo turno com 90% das urnas apuradas. Sérgio Massa é o atual ministro da Economia e Javier Milei é deputado ultraliberal.
A candidata Patricia Bullrich terminou em terceiro lugar com 23,82%, seguida por Juan Schiaretti, com 7% e Myriam Bregman, com 2,66% dos votos.
Candidatos
O advogado Sergio Massa, do partido peronista União pela Pátria, é um político experiente e conquistou as primárias de seu partido depois da terceira tentativa. Massa também já foi presidente da Câmara dos Deputados.
Javier Milei, se autodenomina “anarcocapitalista”. Faz parte da coalizão conservadora La Libertad Avanza, e se coloca como representante de um liberalismo extremo. Entre suas propostas estão a redução drástica de subsídios e do aparato estatal. Num discurso com idas e vindas, ele já propôs o fechamento do Banco Central, a saída do Mercosul e a dolarização da economia, medida vista como inviável por economistas menos radicais.
Milei passou a ganhar notoriedade ao começar a dar uma série de entrevistas polêmicas e se elegeu deputado em 2021. Nas primárias, foi o candidato mais votado, com cerca de 30% dos votos.
Fonte: Agência Brasil com informações da Télam e Exame | Foto: Reuters