#Eleições2024 | Em todo o Brasil, 103 municípios poderão realizar o segundo turno das eleições para a Prefeitura, caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, que está marcado para o dia 6 de outubro. Em Goiás, apenas 3 estão na lista, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. As eleições de 2024 incluirão votações para prefeito, vice-prefeito e vereadores em 5.569 cidades.
De acordo com a Constituição Federal e a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.734/2024, somente municípios com mais de 200 mil eleitores aptos a votar podem ter o segundo turno. Nos demais municípios, com menos de 200 mil eleitores, o candidato mais votado no primeiro turno será eleito prefeito. Nas cidades onde houver segundo turno, ele ocorrerá no dia 27 de outubro.
Capitais e segundo turno
As capitais das 26 unidades federativas brasileiras, com exceção do Distrito Federal, têm a possibilidade de realizar o segundo turno. Apesar de o Distrito Federal ter uma população superior a 2,81 milhões de habitantes, não há eleições municipais na região, conforme determina a Constituição de 1988, que proíbe a divisão do DF em municípios. A estrutura política da capital é composta por um governador e 24 deputados distritais, que atuam em uma Câmara Legislativa.
Dados do eleitorado
Segundo o TSE, os 103 municípios com potencial para segundo turno somam 60,5 milhões de eleitores, representando 38,8% do eleitorado nacional. O Brasil conta com 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano.
São Paulo (SP) lidera como o município com o maior número de eleitores, com 9,3 milhões de votantes. Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) seguem com 5 milhões e 1,9 milhão de eleitores, respectivamente. Já Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ) são as cidades com o menor número de eleitores que podem participar de um segundo turno, totalizando entre 200,7 mil e 201,6 mil votantes.
Crescimento e redução do eleitorado
Nos últimos quatro anos, nove cidades ultrapassaram a marca de 200 mil eleitores, como Camaçari (BA), Imperatriz (MA) e Foz do Iguaçu (PR). Por outro lado, Governador Valadares (MG), que em 2020 tinha 213 mil eleitores, viu sua população de votantes diminuir para 198 mil em 2024, perdendo a possibilidade de realizar um segundo turno.
Calendário eleitoral
O primeiro turno das eleições municipais ocorrerá no dia 6 de outubro, com a segunda etapa, caso necessária, marcada para 27 de outubro. O pleito será decisivo para a escolha dos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5.500 cidades brasileiras.