Projeto tem ações e sorteio de brindes durante a Semana de Meio Ambiente do Shopping Flamboyant, no Parque Vaca Brava e no Supermercado Bretas, em Goiânia, além de Aparecida, Anápolis, Trindade, Indiara, Itumbiara e Buritinópolis.
#MeioAmbiente | O Ecoenel, programa da Enel Distribuição Goiás que concede bônus na conta de energia em troca de materiais recicláveis, está promovendo uma série de ações em todo o Estado para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.
O programa participa de terça (7) a quinta-feira (9) da Semana de Meio Ambiente do Shopping Flamboyant, em Goiânia. Das 10h às 16h, o Ecoenel vai efetuar coleta de recicláveis e distribuir brindes para os colaboradores do centro de compras – canetas feitas de fibra de trigo. Quem levar mais material vai ganhar um kit composto por uma ecobag, um copo térmico feito de fibra de bambu, duas canetas e uma cesta Eco Flamboyant.
A ação também terá participação do projeto Enel Compartilha Eficiência com troca de três geladeiras e Enel Compartilha Consumo Consciente, que vai realizar troca de lâmpadas, além de promover palestras com dicas de consumo consciente e sorteio de brindes. Cada participante poderá trocar até dez lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais. Para participar, basta levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas para serem trocadas.
No sábado (11), o Ecoenel estará na Jornada Lixo Zero, no Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, em Goiânia. Das 8h às 16h haverá coleta de materiais recicláveis no modelo drive thru e troca de até dez lâmpadas por cliente. Quem participar ganhará lixeiras para carro e tudo o que for arrecadado será doado para a cooperativa de catadores de materiais recicláveis Cooper Rama, que efetuará o descarte correto dos resíduos. A Jornada Lixo Zero é a maior ação de cidadania ambiental do Brasil e é organizada pelo Movimento Lixo Zero, que também faz parceria com os projetos Consumo Consciente e Empreendedorismo, Saneago e Prefeitura de Goiânia, entre outras empresas.
Além disso, até o dia 30 de junho, o Ecoenel vai disponibilizar Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para descarte de eletroeletrônicos nas unidades do Supermercado Bretas da Vila Pedroso e da Avenida Anhanguera, em Goiânia; e do bairro Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia. Todos os bônus arrecadados serão destinados para a Vila São Cottolengo.
E do dia 4 até o dia 31 de julho, o programa vai distribuir canetas feitas de fibra de trigo para os clientes que levarem materiais recicláveis em seus ecopontos fixos em Goiânia, Trindade, Indiara, Itumbiara e Buritinópolis, ou enquanto durarem os estoques. Os endereços completos e horários de funcionamento podem ser conferidos abaixo ou no aplicativo Ecoenel. Além disso, quem levar 10 quilos ou mais de recicláveis vai ganhar um copo térmico feito de fibra de bambu, que estará disponível para retirada no ecoponto a partir do dia 15 de agosto.
Como funciona
O Ecoenel troca recicláveis por bônus na conta de energia dos clientes da distribuidora. O programa completou em março quatro anos de atuação em Goiás, com a marca de quase 3 mil toneladas de materiais coletados e reciclados. Apenas em 2021, mais de R$ 580 mil foram concedidos em bônus na conta de luz de mais de seis mil clientes.
Para aderir ao programa, basta apresentar a unidade consumidora que vai receber o bônus em um dos pontos de coleta. Após o cadastro, o cliente poderá levar os resíduos limpos e pré-separados por tipo de material até o ponto de sua preferência. No local, os materiais são pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia do cliente ou de uma instituição social indicada por ele. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.
“Recebemos os materiais separados e limpos pelos clientes, e os encaminhamos para o processo de reciclagem. Acreditamos no engajamento dos clientes para descartar corretamente esses materiais, atitude tão importante para o meio ambiente, que também ajuda na redução das contas de energia”, afirma o responsável por Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Adriano Faria.
O cliente pode consultar seus bônus, consultar os endereços dos ecopontos com os respectivos horários de funcionamento e checar o valor de cada resíduo no aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS.
Sobre o Ecoenel
O programa é viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e oferece bônus na conta de luz dos clientes da Enel em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), sendo reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como referência em prática ambiental. Além de facilitar o pagamento dos clientes, o programa contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda (ODS) 2030 da ONU, especialmente com o ODS 7 – Energia Acessível e Limpa, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, e o ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas. Nos últimos três foram creditados cerca de R$ 6,6 milhões de bônus na conta de luz de mais de 160 mil clientes da Enel Brasil, que destinaram mais de 21 mil toneladas de materiais recicláveis nos ecopontos do programa.
Serviço
Endereços e horários de funcionamento dos ecopontos em Goiás:
Buritinópolis
Rua Tupi Guarani, Centro.
Segunda a sexta-feira, 8h às 12h e 14h às 17h.
Goiânia
Estacionamento do Santuário Sagrada Família – Rua C-14, nº 155, Vila Canaã.
Diariamente, 8h às 12h e 13h às 19h.
Assaí – Avenida Perimetral Norte, nº 2609, Vila João Vaz.
Segunda-feira a sábado, 8h às 12h.
Indiara
Rua Pedro Neres de Souza com Avenida Minas Gerais, Vila Nova Indiara.
Segunda-feira a sábado, 13h às 17h.
Itumbiara
Estação Reciclar – Rua Rita Domingos Borges, nº 707, Dona Marolina.
Segunda a sexta-feira, 7h30 às 17h30; sábado, 7h30 às 11h30.