#Estado | De janeiro a março de 2023, as mais de 70 unidades do programa Vapt Vupt em todo o estado de Goiás realizaram 2 milhões de atendimentos presenciais. Esses números refletem a política de descentralização e desburocratização do atendimento ao cidadão em Goiás, implementada pelo Governo do estado, que já investiu mais de R$ 11 milhões em melhorias nas agências Vapt Vupt desde 2019.
Um dos principais fatores para o aumento da capacidade de atendimento do programa foi a criação do modelo de agendamento para atendimento nas unidades Vapt Vupt, que permitiu distribuir a demanda de atendimentos entre as unidades e diminuir expressivamente o tempo de espera, desde a triagem na chegada à unidade até o atendimento no guichê.
Além disso, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) tem implementado outros canais de comunicação para viabilizar o atendimento ao cidadão e democratizar o acesso do usuário ao serviço público, como o Tele-Expresso, que permite aos usuários agendar serviços nas agências do Vapt Vupt, consultar documentos necessários para os atendimentos e os endereços de todas as unidades.
Desde 2019, foram entregues oito novas unidades Vapt Vupt e 16 unidades passaram por reforma e aperfeiçoamento das estruturas físicas, assegurando mais cidadania e dignidade aos usuários e colaboradores. Outras oito agências ganharam novo endereço, gerando economia ao Estado e mais segurança para o cidadão.
Além disso, há 27 unidades do Expresso Balcão instaladas pelo estado, em parceria com as prefeituras, que oferecem atendimento presencial do portal Expresso em municípios que ainda não possuem uma agência Vapt Vupt.