Doença do olho seco é o destaque nas campanhas de conscientização neste mês de julho

#Saúde | No contexto da saúde, o mês de julho é marcado pela conscientização sobre o olho seco, uma doença que vem aumentando significativamente em todas as faixas etárias da população, tanto masculina quanto feminina. As mulheres são as mais afetadas, devido às alterações hormonais que ocorrem ao longo da vida, como a menopausa, o uso de pílulas contraceptivas e a terapia de reposição hormonal. Para abordar esse tema, no Brasil, a Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS) e a Tear Film Ocular Surface Society (TFOS), líder global em educação em saúde ocular, se uniram para promover a campanha mundial Julho Turquesa.

A campanha, que ocorre pelo quarto ano consecutivo no país durante o inverno, no mês de julho, período caracterizado pela baixa umidade do ar, recebeu a cor turquesa como símbolo, representando a cor da água limpa e das lágrimas. Segundo o presidente da APOS, o oftalmologista José Alvaro Pereira Gomes, que também é professor de oftalmologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a campanha tem como objetivo destacar a importância do olho seco para a saúde pública. Ele ressaltou que é fundamental conscientizar a população sobre os sintomas, tratamentos e medidas preventivas relacionadas a essa doença ocular, que afeta não apenas o conforto visual, mas também a qualidade de vida das pessoas.

Com a parceria entre a APOS e a TFOS, a campanha Julho Turquesa busca disseminar informações sobre o olho seco, esclarecendo a população sobre suas causas, fatores de risco e formas de prevenção. Além disso, a iniciativa visa estimular a busca por diagnóstico precoce e tratamento adequado, a fim de evitar complicações mais graves. Ao envolver tanto profissionais da saúde quanto o público em geral, a campanha fortalece a conscientização sobre o olho seco como uma questão de saúde pública, destacando a importância de cuidar da saúde ocular e buscar auxílio especializado para o tratamento adequado dessa condição.

Dica:

Para ajudar a evitar a doença, a pessoa deve piscar várias vezes quando estiver trabalhando em um computador. Outra dica é a altura da tela. O ideal é que fique abaixo da linha do olhar, “porque aí você deixa um pouco mais fechado e diminui a evaporação da lágrima”. Se o ambiente tem um ar-condicionado muito forte, a sugestão é colocar um umidificador de ar; fazer pausas a cada 20 minutos ou meia hora, quando se deve lembrar de pingar um lubrificante. Depois, voltar para a rotina.

Com Agência Brasil | Foto: Arquivo AB