Discursos e segurança reforçada marcarão cerimônia do 8/1

#Brasil | Para relembrar os atos criminosos que ocorreram no dia 8 de janeiro de 2023, nas sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), o governo promoverá um ato simbólico com discursos pró-democracia, na próxima segunda-feira (08/01). Tudo acontecerá no Salão Negro do Congresso Nacional às 15 horas, e reunirá mais de 500 convidados. O roteiro prevê pronunciamentos dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. A previsão é que cada discurso dure cinco minutos.

A organização do evento fez convite aos 27 governadores, prefeitos de capitais, deputados e senadores, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e presidentes e ministros de Tribunais Superiores, além dos ministros de Estado.

No encerramento da cerimônia do 8 de janeiro, as autoridades vão seguir até a entrada do Salão Nobre do Senado Federal, para a entrega simbólica da tapeçaria de Burle Marx e de uma réplica da Constituição Federal de 1988. A tapeçaria criada em 1973 foi vandalizada durante a invasão do Congresso Nacional e foi restaurada após um trabalho minucioso. Já a Constituição, foi furtada durante a invasão e recuperada sem danos.

Para o evento de 8 de janeiro, a organização reforçará a segurança com 2 mil agentes da Polícia Militar do Distrito Federal e 250 da Força Nacional. Efetivos de outros órgãos como Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) também atuarão no dia.

Fonte: CNN Brasil | Foto: José Cruz/Agência Brasil