Reportagem: Eduarda Fernandes
Hoje é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Palmeiras de Goiás há três postos de vacinação. Na Unidade Básica de Saúde da Família Vitor Filho, localizada no setor Jardim Amazonas e na UBSF Dr. Osvaldo Cassiano de Faria, que está situada no setor Goianinha, o atendimento ocorre até às 17h. Já no Centro Comunitário Maria Gorete, que fica no setor Maria Pires Perillo, somente até às 12h.

A vacinação é gratuita. Hoje a vacina está disponível para pessoas dos seguintes grupos: com mais de 60 anos; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; mães no pós- parto (até 45 dias); pessoas com necessidades especiais; doentes crônicos; professores; profissionais de saúde e profissionais das forças armadas e salvamento ( policiais, bombeiros).
A meta inicial era vacinar aproximadamente 6,8 mil pessoas, somando todos os grupos de risco. Até o momento, Palmeiras de Goiás está dentro da média, garante a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Eliane Morais.

Apesar de hoje ser o Dia D, a campanha continua. Até o próximo dia 10, receberão a vacina, portadores de doenças crônicas, comorbidades, síndrome de Down e outras síndromes. De 13 a 31 será a vez dos professores. Paralelamente, de 20 a 24 de maio, também serão imunizados detentos e funcionários do sistema prisional.
Em visita ao UBSF Osvaldo Cassiano nesta manhã, o GO in Foco constatou um movimento fraco de mães. Conversamos com Poliana Graziele da Silva, que levou seus filhos para vacinar, Luís de 5 anos e Ana Luiza de 2. “Acho importante trazer eles para evitar doenças como a gripe, é muito bom poder prevenir os dois. Sempre trago eles para receber as vacinas que precisam. Eles choram um pouquinho, mas é importante”, comenta.
