#Saúde | Neste sábado (10/05), unidades básicas de saúde de várias cidades do Brasil realizam o Dia D de vacinação contra a gripe, com o objetivo de reforçar a imunização antes da chegada do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, composto por 81,6 milhões de pessoas em todo o país. Em Palmeiras de Goiás, a ação ocorrerá no dia 17 de maio, no Cepal. Confira em sua cidade, o Dia D contra a gripe.
A ação ocorre de forma simultânea nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com apoio de Estados e Municípios. Já na região Norte, por conta das particularidades climáticas, a campanha será realizada no segundo semestre, durante o inverno amazônico.
Em Palmeiras de Goiás, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Dia D será realizado no próximo sábado (17/05), das 08h às 17h, no Cepal, com estrutura preparada para receber os moradores com segurança e agilidade.
Público-alvo
A vacinação é gratuita e indicada para os seguintes grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
- Professores da rede pública e privada
- Caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas com comorbidades, deficiência permanente ou outras condições especiais
- Profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento
- Trabalhadores dos Correios e portuários
- Pessoas em situação de rua
- População privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema prisional
Ao todo, mais de 51 milhões de doses da vacina contra a gripe já foram distribuídas em todo o território nacional. Segundo o Ministério da Saúde, o Dia D marca a retomada de mobilizações nacionais para ampliar a cobertura vacinal no Brasil.
Alerta para aumento de doenças respiratórias
O mais recente boletim InfoGripe, da Fiocruz, revelou que o país já registrou 45.228 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em 2025. Destes, 42,9% tiveram confirmação laboratorial para vírus respiratórios, com destaque para:
- Vírus sincicial respiratório (38,4%)
- Rinovírus (27,9%)
- Covid-19 (20,7%)
- Influenza A (11,2%)
- Influenza B (1,6%)
Entre os idosos, a hospitalização por influenza A tem aumentado, enquanto entre crianças de até 2 anos, o número de casos de SRAG é ainda mais expressivo — o que reforça a importância da vacinação.
Em Palmeiras de Goiás
📍 Local: Cepal
📆 Data: Sábado (17/05/2025)
🕗 Horário: das 08h às 17h
💉 Vacinação gratuita para todos os grupos prioritários
A Secretaria de Saúde de Palmeiras de Goiás reforça o apelo para que as pessoas incluídas no público-alvo procurem o Cepal na data da mobilização. É necessário apresentar documento com foto e cartão de vacinação, se disponível.