#Trânsito | O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lançou, nesta segunda-feira (17/02), o programa Patrulha Randandan, uma iniciativa voltada à fiscalização e combate à circulação de motocicletas com escapamento adulterado. O objetivo é coibir a perturbação do sossego público causada pelo ruído excessivo desses veículos.
A operação contará com equipes que farão rondas ostensivas diárias na Região Metropolitana e em demais municípios goianos. Ações serão conduzidas por meio de convênio entre o Detran-GO, o Batalhão de Trânsito e a Polícia Militar. O foco da fiscalização serão motocicletas que circulam com descarga livre ou silenciador defeituoso, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, motocicletas com escapamento modificado representam um problema tanto social quanto ambiental. O barulho excessivo compromete o bem-estar da população, afetando especialmente idosos, pessoas hospitalizadas, crianças e indivíduos sensíveis a ruídos, como autistas. “A população está cansada desse desrespeito. Nosso objetivo é garantir o sossego e a qualidade de vida nas cidades”, destacou Waldir.
O presidente do Detran-GO também fez um alerta para que condutores regularizem seus veículos. “Não queremos multar ninguém, mas também não seremos tolerantes com o desrespeito às pessoas e ao meio ambiente”, frisou.
Penalidades
Em 2024, foram registrados 13.406 casos de motociclistas flagrados circulando com escapamento irregular. Apenas neste ano, até o momento, já foram identificadas 1.784 infrações ao artigo 230, inciso XI, do CTB. A legislação prevê que conduzir motocicletas com descarga livre ou silenciador defeituoso é uma infração grave.
Os condutores flagrados serão multados em R$ 195,23 e receberão cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a motocicleta será retida até que o problema seja regularizado.
Fonte: Detran GO