Descoberta nova espécie de anfíbio em Palmeiras de Goiás

#PalmeirasdeGoiás | Uma nova espécie de anfíbio de tamanho entre 1,25 cm e 1,53 cm foi encontrada no município, por pesquisadores das Universidades Estaduais de Campinas (Unicamp), Paulista (Unesp), no campus Rio Claro, e da Universidade Federal de Uberlândia, financiados pela Fundação Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

A espécie foi vista numa poça d’água que se formou em um milharal com a chuva do ano passado, pelos pesquisadores Felipe Silva de Andrade, primeiro autor do trabalho e Isabelle Aquemi Haga. Os dois captaram a vocalização da nova espécie que também foi observada a beira de uma lagoa. Foram captados o som de 18 machos.

O anfíbio foi batizado de pseudopaludicola coracoralinae, em homenagem à poetisa goiana Cora Coralina.

A descoberta se transformou em artigo publicado no dia 3 de julho passado, no European Journal of Taxonomy. O artigo foi assinado por Felipe Andrade e Isabela Haga, Mariana Lúcio Lyra, Thiago Ribeiro de Carvalho, Célio Fernando Baptista Haddad, Ariovaldo Antônio Glaretta e Luís Felipe Toledo.

Fonte: Estadão

https://ciencia.estadao.com.br/…/geral,nova-especie-de-anfi…

Exemplares da espécie Pseudopaludicola coracoralinae, localizadas em meio a milharal goiano, como no ‘Poema do Milho’, foi um dos motivos para homenagear a poetisa