Deputados estaduais tomam posse nesta tarde

#Política | Os 41 deputados estaduais eleitos e reeleitos em outubro do ano passado, tomam possem em cerimônia marcada para às 14 horas desta quarta-feira (1º/02), no Plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia. São 19 parlamentares reeleitos e 22 eleitos, sendo que quatro já foram deputados em outras legislaturas. O deputado mais votado, Bruno Peixoto (UB) vai presidir a sessão de posse.

Após a composição da Mesa, com autoridades, o presidente da sessão dará sequência a instalação da 20ª Legislatura, conforme determina a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Casa. O deputado Lucas do Vale, que foi o segundo mais votado, será o primeiro-secretário e o deputado Lucas Calil, o segundo-secretário (foi o terceiro mais votado).

Diversas autoridades são esperadas para a posse, incluindo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França.

Após a proclamação dos nomes dos deputados eleitos e reeleitos, será feito um juramento individual com a seguinte declaração: “Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, promovendo o bem geral do estado de Goiás, dentro das normas constitucionais”, conforme determina o artigo 3 do Regimento Interno.

Feita a chamada pelo deputado Lucas do Vale, primeiro-secretário, cada deputado, também de pé, ratificará a declaração acima dizendo: “Assim o prometo”. 

Prestado o compromisso, o presidente declarará solenemente empossados os deputados, determinando a coleta de assinaturas de cada um em livro próprio. O primeiro secretário fará, então, a leitura do termo de posse. Depois das assinaturas, será concedida a palavra ao deputado Talles Barreto (UB), que falará em nome do Poder Legislativo. 

Depois desse discurso, o presidente agradece o comparecimento das autoridades presentes, encerra a sessão e já convoca outra, dentro de alguns minutos, para a eleição e posse da Mesa Diretora para o primeiro biênio da 20ª Legislatura.