Depois do RS, Santa Catarina enfrenta problema com chuvas

#Brasil | Depois do Rio Grande do Sul enfrentar o maior problema de sua história, relacionado à enchentes, agora é a vez de Santa Catarina. Em proporções menores, as fortes chuvas que atingiram 24 municípios catarinenses desde sexta-feira (17/05) até o final da tarde de domingo (19/05), deixaram 117 pessoas desalojadas e 654 desabrigadas, devido a inundações e deslizamentos. Somado com as pessoas desalojadas em São João do Sul, entre os dias 11 e 12 de maio, o total passa para 925 afetados pelas chuvas.

Rio do Sul, no Vale do Itajaí, foi a cidade mais atingida e apresentava até ontem, 483 desabrigados. O nível do Rio Itajaí Açu atingiu 8,97 metros de profundidade, transbordando e causando enchentes em alguns bairros. A situação também provocou pontos de alagamento.

“O volume que caiu foi muito acima do que se previa anteriormente, que variava entre 80 e 120 milímetros entre sexta-feira e sábado. Foram 152,2 milímetros de chuva, superando o então recorde que foi em 4 de maio de 2022, com 99,8 milímetros”, informou a Defesa Civil, em nota.

Rio do Sul e outras sete cidades catarinenses, Araranguá, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Passo de Torres, São João do Sul e Sombrio, decretaram situação de emergência.

Fonte: Agência Brasil | Foto: Defesa Civil/SC