Depois de dois anos suspensa, Romaria do Divino Pai Eterno está de volta

#Religião | A Romaria do Divino Pai Eterno está de volta, de forma presencial, depois de dois anos, suspensa, devido à pandemia da Covid-19. O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (4), durante entrevista coletiva que teve as presenças do reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, padre João Paulo, do governador Ronaldo Caiado, do prefeito de Trindade, Marden Júnior, entre outras autoridades.

A expectativa da organização é que até cinco milhões de fiéis participem da programação religiosa que acontecerá entre 24 de junho e 3 de julho. O tema em 2022 é “Pai Eterno, fazei novas todas as coisas”.

O prefeito Marden Júnior garantiu que a Prefeitura vai se empenhar para dar total segurança aos participantes, inclusive com barreiras sanitárias para testes de Covid-19. O prefeito também anunciou que os desfiles de carreiros, cavaleiros e muladeiros serão realizados no mesmo dia, para facilitar a estrutura de segurança.

A autorização para retorno do público leva em consideração o atual cenário epidemiológico e foi fruto de uma decisão conjunta entre Estado e município. “Temos, hoje, um percentual de vacinados que nos permite retomar a convivência e promover eventos”, observou o governador Ronaldo Caiado, que também é médico.  Caiado também anunciou, ainda, que o Estado vai montar uma estrutura de saúde para orientar a população e atender pessoas que eventualmente precisem de suporte.

Em 2019, data da última edição, mais de 3 milhões de visitantes passaram por Trindade, oitava cidade mais populosa de Goiás. O evento é a maior festa religiosa da região Centro-Oeste.