Depois de conflito em Israel, Brasil buscará brasileiros nesta semana

#Internacional | O governo brasileiro determinou que a Força Aérea Brasileira (FAB) busque brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel, devido ao conflito iniciado neste final de semana na região. A expectativa é que a aeronave que saiu neste domingo (08/10) de Natal (RN) chegue à Roma, na Itália e depois siga para Tel Aviv, na tarde de segunda-feira (09/10) ou na terça-feira (10/10) para a primeira repatriação de brasileiros. Mais de 1.100 pessoas já morreram na guerra entre Hamas e Israel desde sábado (07/10).

Conflito

Os ataques do Hamas contra Israel foram feitos de surpresa na manhã de sábado (07/10) e incluíram o lançamento de foguetes e a infiltração de terroristas armados em território de Israel. O grupo também fez mais de 100 reféns e levaram para a Faixa de Gaza. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu lançou uma operação contra os terroristas em Gaza e convocou reservistas para ajudar nos combates. O revide de Israel matou 413 palestinos e deixou 2.300 feridos, segundo o Ministério da Saúde palestino.

Repatriação

A FAB reservou seis aeronaves para a repatriação, sendo dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada, dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e dois aviões cedidos pela Presidência da República, com capacidade de 40 passageiros cada.

A lista para repatriação ainda está sendo preparada pelas embaixadas. Médicos e psicólogos fazem parte da equipe brasileira que segue para a região. “Nós vamos adequando o tamanho da missão em função das necessidades alocadas pelos nossos ministérios. Estamos com um brigadeiro lá na embaixada (de Israel) ajudando nessa consolidação de todos os brasileiros, de todas as embaixadas da região, Egito, Jordânia e Israel, para que possamos trazer todos os brasileiros que estão na região, logicamente aqueles que desejarem. Importante dizer que vários também já estão se colocando em aeronaves comerciais”, informou o comandante da FAB, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.  

O Itamaraty estima que 14 mil brasileiros moram em Israel e seis mil na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques. Até o momento, três brasileiros estão desaparecidos e um está ferido. Todos estavam em um festival de música em Israel, quando houve o primeiro ataque do Hamas.

Contatos

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está publicando, em seu site, um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmem os voos.

O governo brasileiro montou no Itamaraty estrutura para o acompanhamento da situação dos brasileiros na região. Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Com Agência Brasil e UOL | Foto: Reuters