#Justiça | O advogado Cristiano Zanin, de 47 anos, foi empossado no cargo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em cerimônia realizada na quinta-feira (03/08) e que teve duração de dez minutos. O advogado foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e teve o nome aprovado pelo Senado Federal. Zanin pode ficar no cargo até completar 75 anos, idade limite para aposentadoria compulsória. O presidente Lula e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), estiveram presentes, além de outras autoridades.
Durante a posse, Cristiano Zanin fez o juramento, prometendo cumprir a Constituição Federal e as leis da República. Como é de praxe, o ministro não discursou. “Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, em conformidade com a Constituição e as leis da República”, jurou.
A vaga no STF foi aberta com a saída do ministro Ricardo Lewandowski, em abril, após sua aposentadoria compulsoria, já que completou 75 anos.
De início, Zanim herdou cerca de 500 processos que estavam no gabinete de Lewandowski. Um dos processos trata sobre a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19 e questionamentos sobre a Lei das Estatais.
Na noite depois da posse, o novo ministro do STF, foi homenageado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com um jantar. O evento foi restrito para convidados, que desembolsaram cerca de R$ 500,00 para a entrada.
Fonte: Agência Brasil | Foto: Valter Campanato/AB