Criança de Palmeiras de Goiás morre com suspeita de pneumonia bacteriana

A morte da menor M.G.A.B. de um ano e dez meses, na última segunda-feira (18), no Hospital Materno Infantil, em Goiânia, está causando muita repercussão em Palmeiras de Goiás, onde a criança morava e teve o primeiro atendimento. O Pronto Socorro de Palmeiras e o Hospital Materno Infantil descartam a morte por H1N1, como foi divulgado em Redes Sociais e WhatsApp.

O diretor-técnico do Pronto Socorro de Palmeiras, Flávio Carvalho conversou com o GO In Foco e afirmou que a criança chegou ao Pronto Socorro com muita dificuldade de respiração e com histórico que indicava ser pneumonia. Ainda segundo o diretor, a paciente chegou num horário de troca de plantão onde a equipe estava completa e de imediato verificou a gravidade do caso, solicitando a regulação para Goiânia.

Já a assessoria do Hospital Materno Infantil emitiu uma nota sobre o caso e encaminhou ao GO In Foco. A nota diz que a criança deu entrada por volta das 20h30 do dia 18 de fevereiro com quadro de pneumonia bacteriana, conforme diagnóstico do Pronto Socorro de Palmeiras. Apesar da atenção da equipe médica, a criança faleceu por volta das 22h30 da mesma noite, após sofrer uma parada respiratória.

O GO In Foco também solicitou informações à Secretaria Estadual de Saúde que informou que o caso será investigado e que o corpo da criança foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Goiânia, onde foram coletadas amostras para Influenza.

O GO In Foco entrou em contato com a mãe da criança, mas a mesma preferiu não se manifestar, dizendo que a família está muito abalada e que a causa da morte não foi por H1N1 como muitas pessoas estão comentando nas Redes Sociais e em grupos de WhatsApp e sim por pneumonia bacteriana.

NOTA DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL:
A direção do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) informa que a paciente M.G.A.B., de 1 ano e 10 meses, deu entrada no hospital às 20h30min do dia 18 de fevereiro (segunda-feira) com quadro de Pneumonia Bacteriana, conforme diagnóstico da unidade de saúde da cidade de origem da paciente, Palmeiras de Goiás. Assim que chegou no HMI, a criança foi admitida na Sala de Emergência do Pronto Socorro de Pediatria. A paciente estava em estado grave, instável e respirando com a ajuda de aparelhos. Após sofrer uma parada cardiorrespiratória, a paciente foi a óbito às 22h10min, mesmo com todas as tentativas de reversão do quadro por parte da equipe multidisciplinar do hospital.
Sara Gardênia
*- Diretoria Técnica do HMI -*

NOTA OFICIAL DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE:

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esclarece que não é possível confirmar o óbito sem uma investigação criteriosa prévia, sendo necessário aguardar os resultados de exames laboratoriais para a confirmação do diagnóstico. O corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Goiânia, onde foram coletadas amostras para Influenza.


Att.,
Pedro Ferreira