#Universidade | O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (UFG) optou por manter as aulas remotas em 2021. O anúncio foi feito na terça-feira (1). Apesar desta decisão, o Ministério da Educação determinou a retomada das aulas presenciais em universidades federais a partir de 4 de janeiro de 2021. Covid-19: UFG vai manter aulas remotas em 2021. A UFG ainda não se pronunciou sobre a nova decisão do MEC.
Em entrevista à TV Anhanguera na terça-feira, o reitor da universidade, Edward Madureira Brasil, disse que a modalidade de ensino a distância vai continuar para assegurar a saúde dos alunos, professores e servidores. “Nós temos que cuidar das pessoas, da saúde e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade da oferta das disciplinas da UFG. Então, foi uma decisão para garantir essas condições até termos um cenário mais claro. Isso poderá acontecer a qualquer momento”, afirmou.
Em fevereiro, o ano letivo vai começar com conteúdo ainda do segundo semestre de 2020. O início do semestre letivo de 2021 está previsto para acontecer em junho. A normalização do calendário acadêmico está prevista para o final do ano de 2022. A UFG está desde março com aulas on-line por causa da pandemia do novo coronavírus.
Segundo reportagem do G1 Goiás, em novembro, algumas disciplinas práticas consideradas emergenciais, como da área da saúde, voltaram ao sistema presencial, em comum acordo com alunos, professores e servidores. Todas seguiam os protocolos de segurança.
A UFG tem, atualmente, cerca 20 mil alunos da graduação, 5 mil em mestrados e doutorados e mais 5 mil em especializações.
Fonte: G1 Goiás