Covid-19: Ministério diz que Brasil não tem casos da nova variante

#Brasil | O mês de novembro está terminando com a notícia de uma nova variante do coronavírus, confirmada nesta sexta-feira (26). Trata-se da Omicron, que foi identificada no continente africano. O Ministério da Saúde informou que não há nenhum caso da variante identificado no país.

Através de nota, o Ministério da Saúde disse que está em constante vigilância e analisa, de forma conjunta com vários órgãos do governo federal, a situação.

De acordo com o comunicado, o governo brasileiro solicitou à Organização Mundial da Saúde (OMS) mais informações sobre a nova variante.

A OMS classificou a cepa como uma Variante de Preocupação, devido a grande quantidade de mutações apresentada pela variante, sendo que algumas delas apresentam “características preocupantes”.

Fronteiras

O Brasil fechará as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África a partir da próxima segunda-feira (29), informou o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, nesta sexta-feira (26).

A informação foi divulgada em uma rede social, e a portaria deve ser publicada em uma edição extra do “Diário Oficial da União”, neste sábado (27).

A decisão valerá para os passageiros vindos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Os Estados Unidos também anunciaram hoje, uma lista de países com restrições nas fronteiras aéreas, diante da descoberta de uma nova variante do Coronavírus.

Fonte: G1 e Agência Brasil | Foto: BBC