#Cultura | O Circuito das Cavalhadas passará por Corumbá e Pilar de Goiás a partir desta quinta-feira (05/09). Realizado pelas Prefeituras, o evento conta com investimentos do Governo de Goiás. Ao todo o Circuito das Cavalhadas receberá R$ 4,4 milhões para a realização da festa em 15 cidades goianas. Em Corumbá, as Cavalhadas serão realizadas de quinta (05/09) a sábado (07/09) e em Pilar de Goiás, de sábado (07/09) a domingo (08/09).
Em Corumbá de Goiás, a festa cultural será sempre a partir das 15 horas, na quinta-feira (5/9), na sexta-feira (6/9) e no sábado (7/9), e uma vasta programação religiosa marcada por missas e alvoradas em louvor à Nossa Senhora da Penha. A manifestação acontece há 177 anos no município.
Em Pilar de Goiás, o festejo alcança 129 anos de história e integra a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Pilar. O ponto alto da programação acontece no sábado (7/9) e no domingo (8/9) também às 15h. Os cavaleiros percorrem as principais ruas do município ao som da Banda Imperial e do repique dos sinos. A festa também terá a Corrida do Encamisado, desfile da princesa Floripes e batalha entre mouros e cristãos.
“Em Corumbá, a cidade associa o fluxo turístico ambiental, ao cultural e realiza uma grande celebração com ganhos para todo o sistema hoteleiro, de pousadas, restaurantes e bares. Em Pilar de Goiás, isso não é diferente. Assim, conseguimos visualizar que o investimento em cultura contribui também para a geração de emprego e renda”, destaca a Secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
Cavalhadas
As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, quando o guerreiro cristão batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica.
No Brasil, há registro do evento desde o século XVII, geralmente durante a festa do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. No final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo. Em Goiás as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos.
Uma festa que une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do Estado com o fortalecimento do fluxo turístico e econômico das cidades que realizam os festejos. As batalhas representam a preservação da história, da cultura e da fé do povo goiano. É uma oportunidade única para se conectar com as raízes do Estado e vivenciar a grandiosidade dessa tradição centenária.
Fotos: Secult Goiás