Corte na taxa Selic provoca bancos públicos a reduzirem juros

#Economia | A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram ainda na quarta-feira (02/08) redução nas taxas de juros para empréstimo consignado. A decisão ocorreu pouco após o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) ter divulgado o corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, deixando em 13,25% ao ano.

O Banco do Brasil (BB) reduziu taxas nas linhas de crédito consignado e automático, entre outros. Para o consignado do INSS, o BB passou de 1,81% ao mês para 1,77% ao mês, na faixa mínima, e de 1,95% ao mês para 1,89% no patamar máximo.

Agência da Caixa em Palmeiras de Goiás

Já a Caixa divulgou alteração de 1,74% para 1,70% ao mês nas taxas de juros, também para o Crédito Consignado para beneficiários e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A presidente do Banco do Brasil, Taciana Medeiros disse que “A queda da taxa de juros no país está apoiada em condições positivas, construídas ao longo de todo o primeiro semestre deste ano. Elas possibilitam crédito mais barato para as famílias e para as empresas – especialmente as MPE [micro e pequenas empresas] – o que nos permite vislumbrar perspectivas de ainda maior dinamismo da economia, com mais crescimento e geração de emprego”.

Já a presidente da Caixa, Rita Serrano, também manifestou otimismo com o cenário. “A medida contribui com a organização das finanças dos clientes, em conjunto com as atuais ações vigentes do banco de negociação de dívidas, e para o crescimento da economia do país”.

Ao divulgar a nova Selic, o Copom indicou que a taxa continuará a cair, seguindo a redução da inflação. A perspectiva é que nas próximas reuniões, os membros do Copom cortem mais 0,5 ponto.